Hibernação emergencial: Sob o risco de perder o equipamento de US$ 800 milhões, NASA decide pôr a sonda Insight para ‘dormir'. - Programadores Brasil
Ciência

Hibernação emergencial: Sob o risco de perder o equipamento de US$ 800 milhões, NASA decide pôr a sonda Insight para ‘dormir’.

1 Mins read
A sonda Insight está enfrentando problemas com seu painéis solares para absorver energia. O equipamento, que custou US $ 800 milhões à NASA, agora entrará em estado de hibernação emergencial e caso isso não funcione será perdido.

A sonda Insight – enviada à Marte pela NASA em 2018, está com dificuldades para recarregar a bateria que a mantém funcionando este tempo todo. Por isso, a Agência Espacial Americana decidiu pôr o equipamento de US $ 800 milhões para ‘dormir’ enquanto não resolve o problema.

Veja também: [+] Compre seu Drone com Super Desconto na Amazon (clique aqui).

A decisão por uma hibernação emergencial não acontece de uma hora para a outra. Há meses os painéis solares responsáveis por acumular energia para a bateria da sonda vem acumulando a poeira do Planeta Vermelho. Isto, aliado a ausência de ventos na região onde se encontra – Elysium Planitia – faz com que a sonda não seja capaz de absorver a energia necessária.

Dessa forma, já em Fevereiro os sistemas registraram que os painéis produziram apenas 27% da sua capacidade total. Com efeito, de lá para cá a NASA precisou desligar algumas funções da sonda a fim de economizar energia para instrumentos essenciais.

Agora, chegou o ponto em que a sonda Insight precisará entrar em estado de hibernação. Ou seja, só algumas funções absolutamente necessárias para a sua sobrevivência serão mantidas. Por exemplo, o sistema de aquecimento que serve para ajudar o equipamento a enfrentar o inverno rigoroso de Marte que chega a atingir temperaturas de – 130°C.

Verão marciano é a esperança para a sonda InSight

Sonda Insight

A esperança nesse momento é de que a sonda consiga se manter até o verão marciano, em Julho. Caso contrário, a expedição terminará mais cedo.

Veja também: [+] Compre seu Drone com Super Desconto na Amazon (clique aqui).

A saber, a Insight já forneceu aos cientistas dados sobre centenas de fenômenos naturais do planeta, como terremotos e redemoinhos. Mas, pode encerrar seu papel antes do previsto, que era 2022.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Cientistas tentam descobrir se sinal de rádio vindo do centro da Via Láctea trata-se apenas de fenômeno desconhecido ou se é alguma civilização alienígena. Saiba mais

SpaceX divulga primeira imagem da órbita registrada pela nave da missão Inspiration4. Veja

Foguete da SpaceX realiza voo orbital, levando quatro civis ao espaço. Saiba mais

Reino Unida inaugura centro de pesquisa dedicado a lixo espacial. Entenda os detalhes

Projetista-chefe de foguetes chineses divulga plano para acelerar envio de missões tripuladas do país à Lua. Entenda

No Japão, cientistas usam células-tronco de vacas Wagyu para produzir carne 3D. Entenda

Pesquisadores testam efeitos da Covid-19 em morcegos e vídeo registra como o vírus destrói as células do cérebro. Assista

Cientistas testam “Pâncreas artificial” para controlar diabetes em pacientes e concluem eficácia do equipamento inteligente. Entenda 

Dados registrados em smartwatch Fitbit são utilizados em pesquisa sobre sequelas provocadas pela Covid-19. Entenda

Amazônia 1 passa por testes e satélite é aprovado para entrar em operação, anuncia AEB. Confira