Confira Top 10 IDE Python para Programar - Programadores Brasil
Linguagens de programaçãoPythonTutoriais de Python

Confira Top 10 IDE Python para Programar

11 Mins read

No artigo de hoje, vamos ver o top 10 IDE Python para usar no dia a dia. Quer você seja novo no mundo da programação ou um desenvolvedor sênior com anos de experiência, você precisa de um IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado em tradução livre) ou de um editor de código para mostrar suas habilidades e talento de programação.

Um IDE é um software que consiste em ferramentas comuns de desenvolvedor em uma única GUI (interface gráfica de usuário) amigável. Um IDE consiste principalmente em um editor de código-fonte para escrever o código do software, automação de compilação local para criar uma compilação local do software, como compilar o código-fonte do computador. Por último, possui um depurador (debugger), um programa para testar outros programas. Um IDE pode ter muito mais recursos além desses e aqueles variam para cada IDE.

Cursos de Programação -> Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Curso Completo para conserto de Notebooks -> Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Curso para Desenvolvimento de Games -> Veja também: [+] Curso completo de Desenvolvimento de Games

Curso de Python para iniciantes ->  Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.

Editores de código são softwares parecidos com um editor de texto com algumas funcionalidades adicionadas. Não é um IDE, pois um IDE possui muitas ferramentas de desenvolvimento. Dependendo da linguagem de programação, ele destaca palavras-chave especiais e dá algumas sugestões. Sublime Text, Atom, Visual Studio Code são alguns dos editores de código populares.

Requisitos para um bom IDE Python

Listaremos alguns dos principais recursos, requisitos e padrões exigidos por cada projeto em sua fase de construção e fases seguintes. Um projeto pode ter mais requisitos do que os mencionados abaixo, mas esses são os básicos e o IDE Python deve ter.

  • Salvar e recarregar o código-fonte

Um IDE Python ou editor deve salvar seu trabalho e reabrir tudo mais tarde, no mesmo estado em que estava quando você saiu, economizando tempo para o desenvolvimento.

  • Execução de dentro do ambiente

Deve ter um compilador embutido para executar seu código. Se você não o está executando no mesmo software, provavelmente é um editor de texto.

  • Suporte para depuração (debugging)

O depurador, na maioria dos IDE Python, fornece revisão em seu código e aplicação de pontos de interrupção (breakpoints) para a execução parcial do código.

  • Realce de sintaxe

Ser capaz de identificar palavras-chave, variáveis e símbolos rapidamente em seu código torna a leitura e compreensão do código muito mais fácil.

  • Formatação Automática de Código

Este é um recurso interessante; o código se indenta automaticamente conforme o desenvolvedor usa loops, funções ou qualquer outro código de bloco e isso é ainda mais importante em Python por ser parte da execução do código.

10 melhores IDE Python e editores de texto

Para ajudar a escolher o seu IDE Python, compilamos uma lista de alguns dos IDE mais populares com suporte à linguagem. Com base na funcionalidade, no número de usuários e no feedback positivo da experiência de cada usuário, aqui está a lista:

Pydev

logo pydev

Platformas: GNU/Linux/macOS/Windows/Solaris

Site Oficial: https://www.eclipse.org/; http://pydev.org/

Tipo: IDE

Eclipse é um IDE historicamente projetado para a linguagem Java. Ainda assim, graças a um sistema de plugins ou extensões, pode ser usado com outras linguagens de programação, incluindo C / C ++ e PHP. Pydev é um plugin que permite que o Eclipse seja usado como um IDE Python que também suporta Jython e IronPython. Pydev usa técnicas de inferência avançadas para fornecer elementos como preenchimento de código e análise de código. O IDE também fornece os seguintes recursos: depurador, Django, um console interativo, destaque de sintaxe básica, cobertura de código etc. É um dos melhores IDE para Python e editor Python também.

Pydev é gratuito, independente de plataforma e promove excelente integridade com o universo Eclipse. Graças aos esforços dos desenvolvedores e à evolução da tecnologia, o desenvolvimento Python se tornou quase comparável ao desenvolvimento Java no Eclipse, tornando a experiência muito mais impressionante e excepcional.

Vantagens:

  • Fácil de aprender e também inclui vários recursos (CPython, Jython, IronPython)
  • O plugin Pydev para codificar em Python no Eclipse
  • Analisa e completa código

Desvantagens:

  • Interface de usuário não traz tantos recursos

Pycharm

logo pycharm

Platformas: Linux/macOS/Windows

Site Oficial: https://www.jetbrains.com/pycharm/

Tipo: IDE

Pycharm é um IDE desenvolvido pela JetBrains. Destaca-se da concorrência por suas ferramentas de produtividade, como soluções rápidas de bugs. Disponível em três versões, a versão Community licenciada pela Apache, a versão educacional (Edu) e a versão profissional proprietária. As duas primeiras versões são open source e, portanto, gratuitas, enquanto a versão Professional é paga.

A versão Community é muito interessante porque tem recursos diferentes, como destaque de sintaxe, preenchimento automático e verificação de código em tempo real. A versão paga tem recursos mais avançados, como gerenciamento completo de banco de dados e uma infinidade de Frameworks mais importantes do que a versão da comunidade, como Django, Flask, Google App, Engine, Pyramid e web2py.

Vantagens:

  • Suporte ativo da comunidade de usuários
  • Verificação de código em tempo real e destaque de sintaxe
  • Executa edições e depura o código Python sem quaisquer requisitos externos

Desvantagens:

  • Tempo de carregamento lento
  • A configuração padrão pode exigir ajuste antes que os projetos existentes possam ser usados.

Sublime Text

logo sublime

Platformas: Linux/macOS/Windows

Site Oficial: http://www.sublimetext.com/

Tipo: Editor de texto

Concebido inicialmente como uma extensão do Vim, o Sublime Text é um editor de texto genérico codificado em C ++ e Python. Desde a versão 2.0, este software suporta 44 linguagens de programação principais, incluindo Python. Foi publicado pela primeira vez em 2007 e Jon Skinner o desenvolveu. Para criar este software, Jon Skinner adotou três princípios:

  • Interface discreta e mínima: devemos ser capazes de nos concentrar no texto e não em uma miríade de barras de ferramentas;
  • O texto não é escondido pelas janelas;
  • Use o máximo de espaço possível: a edição de arquivos em tela inteira, várias telas e lado a lado deve ser possível.

Depois de instalar o Sublime Text como um IDE Python, graças aos diferentes plugins e pacotes, você obtém um IDE Python poderoso e de alta qualidade que permite desenvolver facilmente. Ele incorpora a maioria dos recursos de um editor de texto Python básico, incluindo realce de sintaxe personalizável.

Vantagens:

  • Rápido com poucos bugs (grande vantagem)
  • Abre arquivos grandes
  • Suporta muitas linguagens de programação

Desvantagens:

  • Difícil de modificar, tudo passa por JSON.
  • Licença necessária
  • Aprender os atalhos

Visual Studio Code

logo visual studio code

Platformas: Linux/macOS/Windows

Site Oficial: https://code.visualstudio.com

Tipo: IDE

Desenvolvido pela Microsoft para Windows Linux e SO, o VS Code é um editor de código extensível que não deve ser confundido com o Visual Studio. Na verdade, o VS Code é pequeno, mas completo, e o software é de código aberto sob licença do MIT; isso é o que caracteriza a diferença entre o Visual Studio e o VS Code.

A primeira versão do VS Code foi publicada em 29 de abril de 2015. O VS Code é comparável ao Atom em termos de funcionalidade. Na verdade, assim como o Atom, o VS Code é construído no Electron, o que significa que esses dois programas têm quase as mesmas vantagens e desvantagens.

VS Code é um projeto da Microsoft, com o maior número de colaboradores no GitHub. Essa iniciativa aumentou a notoriedade da Microsoft e a posicionou como uma das principais empresas de software comunitário. Você pode adicionar uma nova linguagem ao ambiente, como Python, neste caso. Basta baixar e instalar o plugin correspondente para adaptá-lo ao ambiente. Vs. O código é aprimorado com recursos como a integração de um poderoso mecanismo de preenchimento automático de código (IntelliSense), um console de depuração e um terminal para iniciar comandos de servidor.

O VS Code é muito bem projetado no geral e sua principal vantagem é que ele oferece uma arquitetura baseada em extensão. Como o IDE é leve, ele pode ser estendido adicionando componentes sucessivos conforme necessário.

Vantagens:

  • Mais de 4700 extensões
  • Um poderoso mecanismo de gerenciamento de código
  • Importação sob demanda de atalhos de teclado de outros editores Python, como Sublime Text ou Atom

Desvantagem:

  • Dificuldade em encontrar a extensão que melhor atende às suas necessidades devido aos milhares de extensões disponíveis

Vim

logo vim

Platformas: Linux/macOS/Windows

Site Oficial: https://www.vim.org

Tipo: Editor de texto

O Vim é um editor de texto que permite a manipulação de arquivos de texto. Seu código-fonte foi publicado pela primeira vez em 1991 por Bram Moolenaar, seu principal desenvolvedor. Desde então, o software evoluiu e foi aprimorado por seu desenvolvedor e também pela contribuição da comunidade. O Vim difere da maioria dos outros editores de texto Python em seu modo modal de operação, observe que o Vim tem três modos básicos: modo de inserção, modo normal ou de comando e modo de linha de comando. O Vim é um software livre e é amplamente customizável adicionando extensões ou modificando seu arquivo de configuração, o que significa que você pode facilmente adaptá-lo para desenvolvimento em Python. Este software inclui uma infinidade de recursos, como multi-buffers que suportam edição simultânea de arquivos, indentação automática adaptada ao idioma e muitos outros.

Vantagens:

  • O software é rico em recursos e fornece uma boa experiência do usuário com suporte da comunidade
  • Reconhecimento e conversão de formatos de arquivo (UNIX, MS-DOS ou Mac)

Desvantagem:

  • Recursos inovadores insuficientes

GNU/Emacs

logo gnu emacs

Platformas: Linux/macOS/Windows

Site Oficial: https://www.gnu.org

Tipo: Editor de texto

Criado em 1976 por Richard Stallman, o Emacs (Editando MACroS rodando no TECO) é uma família de editores de texto com um extensível conjunto de recursos. Este software gratuito é muito popular entre a comunidade de desenvolvedores. Stallman insistiu no fato de que o software deve ser totalmente gratuito e personalizável sem qualquer restrição na programação. Depois de alguns anos, muitas versões do Emacs apareceram, incluindo GNU Emacs, iniciado pelo próprio Stallman em 1984 e XEmacs lançado em 1991. GNU Emacs usa uma linguagem de extensão poderosa chamada Emacs Lisp que suporta tarefas avançadas como escrever, compilar programas, navegar Internet, leitura de e-mail e fóruns de discussão.

Este software está disponível para download gratuito e em todas as plataformas. GNU Emacs usa vários scripts de customização para desenvolvimento em várias linguagens, incluindo Python, usando a extensão Elpy no Emacs para trabalhar com projetos Python. GNU Emacs é muito rico em recursos, dentre eles podemos citar o destaque da sintaxe para diferenciar elementos do documento como palavras-chave e comentários, indentação automática para ter formatação consistente em um arquivo etc.

Vantagens:

  • Software gratuito e totalmente personalizável
  • Inserção automática de elementos exigidos pela estrutura do documento, como espaços, novas linhas e colchetes
  • Suporte para cor de 24 bits para os terminais que têm este recurso

Desvantagem:

  • Não é fácil de usar para iniciantes em programação

Atom/Atom-IDE

logo atom

Plataformas: Linux/macOS/Windows

Site Oficial: https://atom.io/

Tipo: IDE

O Atom inclui a maioria das funcionalidades de um IDE básico. Entre seus recursos estão o realce de sintaxe e o preenchimento automático. Os desenvolvedores do Atom estão trabalhando na integração das principais linguagens de programação, como Rust ou Go. O Atom está progredindo na melhoria de seu desempenho, e os desenvolvedores estão extremamente atentos às necessidades e opiniões da comunidade, se esforçando para tornar a experiência do usuário mais gratificante. Há melhorias no tempo de espera para abrir o software e pequenas melhorias no tempo necessário para cálculos importantes para reduzir a latência. Ainda assim, mais e mais progresso são esperados nos próximos meses. Atom é um dos melhores editores de texto Python.

Um dos motivos que contribuíram para o sucesso do Atom é sua interface totalmente personalizável. Tudo pode ser alterado, desde a interface até as funções básicas. Por outro lado, esta iniciativa bastante vantajosa também é um dos problemas na raiz da latência do programa. Mas, no geral, o Atom continua sendo um IDE Python muito prático e funcional, e estamos ansiosos para atualizações do programa.

Vantagens:

  • Interface totalmente personalizável
  • Bem documentado
  • Oferece quase tudo que o VS Code tem a oferecer

Desvantagens:

  • Consumo excessivo de RAM
  • Mais melhorias são necessárias na latência e otimização do sistema
  • Não é realmente adequado para lidar com grandes arquivos de código

IDLE

logo idle

Platformas: Linux/macOS/Windows

Site Oficial: https://docs.python.org/3/library/idle.html

Tipo: IDE

O Ambiente de Desenvolvimento e Aprendizagem Integrado é um IDE para desenvolvimento em Python lançado em dezembro de 1998 por Guido Van Rossum, criador da linguagem de programação. É um IDE Python simples e, portanto, adequado para iniciantes. Ele consiste em um editor de texto de várias janelas com destaque de sintaxe e depurador integrado com revisão, pontos de interrupção persistentes e visibilidade da pilha de chamadas.

Vantagens:

  • Ele pode ser usado para executar uma única instrução
  • Ele pode ser usado para criar, modificar e executar scripts Python
  • Ele oferece recursos como destaque de sintaxe, preenchimento automático e indentação inteligente
  • Ele tem um depurador com recursos de revisão e breakpoint

Desvantagens:

  • O IDLE não está disponível por padrão na distribuição Python para Linux
  • Requer de um gerenciador de pacotes para instalação

Spyder

logo spyder

Platformas: Linux/macOS/Windows

Site Oficial: https://github.com/spyder-ide/spyder

Tipo: IDE

Nomeado Pydee em suas primeiras versões, o Spyder foi criado por Pierre Raybaut em 2008. É multiplataforma e sob licença não copyleft (o software livre não copyleft é lançado por seu autor com permissão para redistribuí-lo e modificá-lo). Desde 2012, é a comunidade científica Python que mantém o Spyder.

O Spyder possui recursos básicos, como destaque de sintaxe e preenchimento automático, e também integra muitas bibliotecas de uso científico, como Matplotlib, Numpy, IPython, Scipy. É open-source e gratuito, e também a instalação é muito fácil graças ao gerenciador de pacotes Python.

Ele oferece uma combinação única de análise avançada, depuração, edição, execução interativa, inspeção detalhada e recursos de visualização de um pacote de software científico. Esses componentes principais são o console interativo, o visualizador de documentação, o explorador de variáveis e as ferramentas de desenvolvimento.

Vantagens:

  • Suporte da comunidade
  • Rico em recursos de ferramenta de desenvolvimento
  • Documentação completa

Desvantagens:

  • Dependências de execução
  • Dependências opcionais

Thonny

logo thonny

Platformas: Linux/macOS/Windows

Site Oficial: https://thonny.org

Tipo: IDE

Thonny é um IDE Python desenvolvido pela Universidade de Tartu na Estônia, projetado principalmente para tornar a vida mais fácil para iniciantes em Python, fornecendo-lhes um IDE simples e leve. Ainda assim, com excelentes recursos, é um pouco parecido com o kit para iniciantes. Este software é, portanto, particularmente adequado para iniciantes que desejam iniciar a programação e o desenvolvimento em Python e, portanto, não é adequado para especialistas em desenvolvimento.

A interface do usuário é isolada de todos os recursos que podem distrair os iniciantes. É um curso pedagógico bem pensado para iniciantes que desejam desenvolver em Python de forma rápida, fácil e simples.

Vantagens:

  • IDE adaptado para aprendizagem de iniciantes
  • Interface de usuário básica e funcional
  • Não requer uma grande quantidade de memória para funcionar

Desvantagens:

  • Se você é um desenvolvedor experiente, este software certamente não é para você
  • Apenas funcionalidades básicas

Como escolher a sua IDE Python

Para iniciantes, existem muitos IDEs com recursos básicos que permitem que você descubra esse ambiente e se familiarize com cada recurso antes de passar para o próximo nível. Para desenvolvedores experientes, a escolha de seu IDE deve ser baseada no desempenho e nos recursos avançados de IDEs para grandes projetos. Pode ser que você leve em consideração os IDEs que são gratuitos e que você pode simplesmente baixar e começar a desenvolver, portanto separamos abaixo aqueles que se encaixam nessa categoria.

IDEs gratuitos:

  • PyDev 
  • Visual Studio Code
  • Spyder
  • Thonny

IDEs gratuitos para MAC:

  • PyDev 
  • Pycharm
  • Visual Studio Code
  • Spyder
  • Thonny

IDEs gratuitos para Windows:

  • PyDev
  • Pycharm
  • Visual Studio Code
  • Spyder
  • Thonny

(AMAZON) Iphones em promoção -> Veja também: [+] Iphones de diversos modelos com super desconto na Amazon.

(AMAZON) iPhone 11 Pro -> Veja também: [+] Compre seu iPhone 11 Pro com super desconto na Amazon.

(AMAZON) iPhone 11 Pro Max -> Veja também: [+] Compre seu iPhone 11 Pro Max com super desconto na Amazon.

Este é mais um texto da nossa série sobre Python e pode ser que você se interesse em ler os outros como: Herança de Classe, loops for em Python, condicionais em Python, Python Anaconda, como configurar um projeto Django Python.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *