A erupção do vulcão Fagradalsfjall pôde ser vista do espaço. Confira - Programadores Brasil
Ciência

A erupção do vulcão Fagradalsfjall pôde ser vista do espaço. Confira

1 Mins read
Satélites capturaram imagens incríveis da erupção do vulcão Fagradalsfjall, localizado em uma península da Islândia. Veja o registro do momento visto a partir do espaço.

Instáveis, caóticos, perigosos e impressionantes. Assim são os vulcões, estas fendas geológicas que ligam o interior da Terra à superfície, rendendo um espetáculo de incrível visualização (a distância, claro) entre gases, lava e cinzas. Foi o que registraram 2 satélites durante a erupção do vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, na última semana.

O Landsat 8 – resultado de uma colaboração entre NASA e Serviço Geológico dos Estados Unidos, conseguiu imagens noturnas belíssimas do Fagradalsfjall.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Vulcão Fagradalsfjall

A propósito, o momento da captura é especialmente peculiar uma vez que as altas temperaturas da lava fazem com que o vulcão brilhe durante a noite.


De acordo com a NASA, o registro foi possível através de uma combinação entre dados de ondas curtas e infravermelho.

Mas, se você não está satisfeito e gostaria de observar um fenômeno diurno, temos uma boa notícia. O observatório Planet Labs usou o equipamento Skysat para registrar a erupção do vulcão Fagradalsfjall e, dessa vez, durante o dia.

O perfil da instituição explicou no Twitter que foi preciso aguardar pelo momento certo até que as nuvens de fumaça que pairavam sobre o vulcão oferecessem alguma trégua para a vista.


Então, após alguns dias, o satélite Skysat pôde mostrar um “vislumbre do vulcão” usando infravermelho. Dessa forma, nas imagens foi possível monitorar um rastro do magma derretido.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

O vulcão Fagradalsfjall fica na península Reykjanes, da Islândia. Felizmente, a estrutura geológica não oferece risco aos habitantes da região. Assim, resta-nos observar sem medo esta que é mais uma demonstração de força da natureza.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *