Cursos de Programação - Veja estas Dicas De Como Escolher Melhor
Cursos de TecnologiaDicas de Cursos GratuitosMelhores Cursos Pagos

[DICA] Como Pesquisar Os Melhores Cursos de Programação

4 Mins read
Existem muitos Cursos de Programação na internet, sendo alguns excelentes e outros nem tanto. Aprenda a Escolher o melhor para você Estudar

Um bom Programador(a) está sempre estudando. Desde aquele que está começando agora, até aquele que já é sênior e deseja aprimorar seus conhecimentos. Para isso, existem diversos Cursos de Programação disponíveis na internet, sendo alguns excelentes e outros nem tanto assim. Hoje nós vamos te dar algumas dicas para escolher melhor o Curso de Programação Online para estudar.

[DICA] Como Pesquisar bons Cursos de Programação
Código escrito na linguagem Javascript

É preciso Ter Conhecimento para poder Passar Conhecimento

Esta frase eu preciso que você tenha muito clara com você quando for escolher alguns dos milhares de cursos de programação disponíveis na internet. Faça um curso de uma pessoa que você perceba que possui conhecimentos técnicos para poder te explicar.

Infelizmente na internet tem muita gente tentando vender produtos, cursos, serviços à todo custo. Você precisa estar atento a isso. Pesquise, se informe, busque saber sobre a empresa ou pessoa instrutora. No caso de empresas, primeira coisa, verifique se ela possui um CNPJ em seu site. Geralmente esta informação fica no rodapé da página, ao lado daquele famoso “todos os direitos reservados”.

No caso de pessoas físicas, ou seja, que não são empresas, busque pelas redes sociais dela. Verifique se essa pessoa é ativa no Instagram e Facebook. Se possível, ative as notificações dela para você conferir cada publicação dela. Os bons instrutores(as) costumam produzir bons conteúdos nas redes sociais. São pessoas que geram valor a cada nova foto no Instagram, por exemplo, sobre como começar com a linguagem A, B ou C.

Como buscar bons Cursos de Programação - Código escrito na linguagem PHP
Código escrito na linguagem PHP

Cursos de Programação com Explicação Simples e Objetiva

Um fator que é fundamental na escolha de cursos de programação é perceber se o instrutor(a) é prolixo ou sabe explicar de forma simples e objetiva. Uma dica que eu te dou, assista a alguns vídeos deste instrutor(a) antes de começar o curso, sendo pago ou não.

Geralmente, mesmo nos cursos pagos de programação, o instrutor(a) tem algum canal no Youtube. Lá você conseguirá perceber se ele explica de forma a você entender sem dar muitas voltas. Acontece muito de a pessoa ter muito conhecimento e bagagem técnica, mas não ter aptidão nenhuma para de fato explicar, conceitualmente, aquilo que ela deseja te passar.

Forme a sua Própria Opinião

Outra coisa muito comum quando estamos buscando cursos de programação é pesquisar pela opinião de outras pessoas. Esta é de fato uma prática muito importante e que irá te ajudar na escolha do melhor curso para programar.

Porém, você precisa formar a sua própria opinião sobre o curso, não deixe que o feedback de outras pessoas ditem/determinem a sua escolha. Aqui vale mais sua própria vivência. Enfim, só você sabe a sua forma de aprender e absorver os conceitos.

Cursos grátis de Programação VS Cursos pagos

Por fim, e mais importante, uma das maiores dúvidas que nós programadores temos ao escolher um curso de programação, ou ainda curso de Ti em geral, é saber o que vale mais a pena: cursos grátis de programação ou cursos pagos. Cada uma destas escolhas, obviamente, tem os seus prós e contras. A ideia aqui é justamente te mostrar um pouco de cada uma delas para você poder de fato conseguir começar um dos cursos de programação, seja ele grátis ou pago.

Antes de tudo, tenha em mente uma coisa, independente do preço do curso (grátis ou não), ele precisa ter valor. Isto é, não adianta você começar um curso gratuito de programação, e ele ser tão superficial, mas tão superficial… que, ao final dele, você não conseguirá de fato aprender nada.

Vou te dar um exemplo prático que aconteceu comigo. Lá no meu início da carreira, há uns bons anos atrás, eu tive esta mesma dúvida que você: qual curso de programação fazer. Eu cheguei a começar um curso gratuito que era bastante conhecido na época (o nome não vem ao caso). Eu fiz mesmo porque era grátis sabe rs. Resultado, fiquei uma semana assistindo às aulas e a professora só enrolava… só pedia likes, curtidas em suas páginas e blá blá blá…

Foi quando um amigo me indicou um curso pago para desenvolvedor full-stack (ou programador full-stack) chamado Pacote Full Stack, da empresa Danki Code. Cara, foi um dos melhores investimentos da minha vida. Depois de pesquisar infinitos cursos de programação eu finalmente consegui aprender de forma simples e objetiva, sem enrolação.

Voltando aqui ao nosso contexto, eu queria te dar este exemplo que aconteceu comigo para te explicar que muitas vezes o curso pode ser grátis (“preço baixo”) e não ter valor nenhum. O contrário também é válido, é claro.

No meu caso, valeu muito mais a pena comprar o Pacote Full Stack da Danki Code para os estudos.

Mas, tenho uma colega que, por exemplo, não conseguiu se identificar com o curso e preferiu seguir por outra opção que, por sinal, era gratuita.

Hoje em dia nós dois somos profissionais qualificados e empregados da mesma forma.

Update: Depois da publicação deste texto nas redes sociais do PB, teve muito gente perguntando sobre o Pacote Full Stack, caso queira saber um pouco mais sobre o curso, acesse clicando aqui.

Esperamos ter te ajudado com algumas possíveis dúvidas e sugestões.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, ou deseja nos contar o seu depoimento de experiências com Cursos de Programação, deixe aqui embaixo nos comentários!


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *