FEBRACE recebe projeto de Software de Reconhecimento de Sinais que traduz LIBRAS em tempo real. Confira - Programadores Brasil
Eventos e Conferências de TI

FEBRACE recebe projeto de Software de Reconhecimento de Sinais que traduz LIBRAS em tempo real. Confira

2 Minutos de Leitura
A 19° Edição da FEBRACE está recebendo um projeto super importante, chamado Software de Reconhecimento de Sinais que promete traduzir os gestos da língua em textos em português. Confira essa ideia e saiba como votar na feira.

Está em andamento a 19° edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) que neste ano recebe as Mostras de Projetos virtualmente no site do evento. Concorrendo na categoria de Ciências Exatas e da Terra está o projeto “Software de Reconhecimento de Sinais“, que promete traduzir gestos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para o português BR.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.


O projeto foi desenvolvido pelos alunos Fabrício Holanda de Almeida, Luciano dos Anjos Oliveira e Vinícius Luciano Navarrete da Silva, da unidade de ensino Etec Lauro Gomes, em São Paulo, orientados pelo professor Cleiton Fabiano Patrício.

De acordo com a equipe, o software é capaz de reconhecer um total de 543 pontos de referência entre rosto, mãos e corpo. Dessa forma, o principal objetivo e grande potencial da ideia é facililitar a comunicação entre ouvintes e surdos.


O Software de Reconhecimento de Sinais (LIBRAS) foi projetado a partir do Mediapipe – um outro software de reconhecimento facial, open source, da Google. A partir disso, os estudantes buscaram uma aplicação para identificar os gestos e sinais de LIBRAS e então convertê-los em texto.


Conforme explica o vídeo de divulgação do projeto, primeiro foi necessário o treinamento de uma rede neural, em seguida o grupo identificou pontos de referências para só então chegar a extração de Landmarks.


Os grupo utilizou a arquitetura LSTM, sigla de ‘Memória de curto e longo prazo’ em inglês, que é uma rede neural artificial para aprendizado de máquina, capaz de processar uma sequência inteira de dados. Em seguida, a equipe usou a ferramenta One Hot Econding para fazer a tradução dos sinais de LIBRAS em palavras do português.

software de reconhecimento de sinais
O software também é capaz de identificar expressões corporais de violência

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.


“Todo o processo começa através de um treinamento de uma Rede Neural para enfim identificarmos pontos de referência e, a partir disso, extrairmos Landmarks fazendo um cálculo de mudanças de coordenadas X e Y, para face, mãos e corpo para enfim extrairmos os pontos de referência em cada mão, frame por frame.”


O projeto Software de Reconhecimento de Sinais está concorrendo na FEBRACE até o dia 29 de Março, na subcategoria de Ciência da Computação. Você precisa acessar o site do evento para ver a Mostra de Projetos virtual e votar pela premiação desta ideia.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *