Serasa pede senha de banco dos clientes - Programadores Brasil
Utilitários

Serasa pede senha de banco dos clientes e é notificada pelo Procon. Entenda

1 Mins read
O Procon pretende avaliar se a exigência da senha violou o Código de Defesa do Consumidor e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Serasa pede senha de banco dos clientes para efetuar pesquisas no site. Nesta segunda-feira (1º), o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor Paulista (Procon-SP), notificou a empresa.

Dessa forma, o órgão vai avaliar se a exigência da senha violou o Código de Defesa do Consumidor e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Serasa pede senha de banco dos clientes em pesquisa

No dia 22 de fevereiro, Madelaine Silva, denunciou em seu Twitter a solicitação da senha bancária no site da Serasa.

Desse modo, a usuária questionou: “Não basta vazar os dados de geral, eles querem a senha do internet banking”, referindo-se ao vazamento de dados.

De acordo com Madelaine, a mesma costuma utilizar o site da Serasa para monitorar o seu CPF, já que sofreu tentativas de golpes. No entanto, foi encaminhada para realizar a pesquisa oferecida pela empresa.

Dessa forma, ela conta que chegou a digitar os números da agência e da conta, mas, quando se deparou com o pedido seguinte (a senha do internet banking), desistiu de continuar:

“Eu estava no site da Serasa, que era confiável para mim. Digitei sim para o que eles pediram. Quando solicitaram a senha, eu notei que era bem absurdo”, ressaltou.

Em nota à imprensa divulgada na semana passada, a empresa confirmou o pedido de informações. Contudo, destacou que a participação é “opcional”.

Além disso, segundo a empresa, o motivo da solicitação da senha bancária seria parte de um teste que a Serasa estaria conduzindo sobre uma nova “funcionalidade para tornar mais precisa a análise de crédito brasileiro”.

No entanto, para o dirigente do Procon, não há nenhuma razoabilidade na realização de qualquer tipo de pesquisa que exija a senha do internet banking. 

Sendo assim, caso o órgão constate alguma irregularidade, a Serasa poderá receber uma multa de até R$ 10 milhões. Agora, a Serasa tem até 24 horas para se manifestar a respeito.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *