Nos EUA, empresas e voluntários criam primeira vila de casas com impressão em tecnologia 3D para moradores de rua. Confira - Programadores Brasil
Ciência

Nos EUA, empresas e voluntários criam primeira vila de casas com impressão em tecnologia 3D para moradores de rua. Confira

2 Mins read

Nos Estados Unidos, empresas e voluntários se reuniram para construir a primeira vila de casas impressas em tecnologia 3D. A Community First! Village é um grande projeto que tem a intenção de oferecer moradias para pessoas em situação de rua, na cidade de Austin, no Texas. Os domicílios estão sendo construídos pela ICON.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Primeira casa impressa em tecnologia 3D é construída nos EUA para moradores de rua. (Imagem: Mashable/Reprodução)

“A impressão 3D é uma tecnologia que nos permite escalar de tal forma que podemos causar um impacto significativo na crise global de moradia”, defendeu Dmitri Julius, diretor de pessoal da ICON, em entrevista ao site Mashable.

Além disso, ele ressaltou que construir uma comunidade toda em 3D em uma cidade importante, como Austin, por exemplo, pode chamar atenção para a causa da falta de moradia, globalmente.

Isso porque um dos maiores problemas enfrentados pelo mundo, atualmente, é a falta de moradia. No entanto, a questão deve se acentuar ainda mais no pós-pandemia do coronavírus. A crise sanitária já afeta mais de 1,8 bilhão de pessoas no mundo todo, segundo a ONU. Só no Brasil, há aproximadamente 6,3 milhões de sem teto, de acordo com a ONG Habitat para a Humanidade Brasil.

Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.

Primeiro morador

TIm Shea é o primeiro morador da casa impressa em Tecnologia 3D, no Texas. (Imagem: Mashable/Reprodução)

A comunidade impressa em 3D já tem morador. Tim Shea é um senhor que morou nas ruas boa parte de sua vida por causa das drogas. Recuperado da Heroína, ele é a primeira pessoa a viver em uma casa impressa na tecnologia 3D, nos Estados Unidos.

“Quando se está nas ruas, ninguém se importa com você. Elas (as pessoas) simplesmente passam por cima de você”, relatou Shea que se mostrou muito contente por ter sido escolhido para viver na Community First! Village.

O projeto de moradias populares de Dmitri Julius levou em conta o número de pessoas que moravam nas ruas ou debaixo de pontes, nos Estados Unidos. Então, para lidar com o problema, o executivo imaginou a impressão 3D de casas como uma possível solução.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

“Nossos objetivos e metas como empresa são audaciosos. Mas é possível oferecer casas com metade do preço do que são vendidas, atualmente, e cuja construção é feita em metade do tempo também”, argumentou o diretor da ICON.

A casa 3D

No entanto, o formato arredondado da casa impressa em 3D faz com que, praticamente, não haja partes pontiagudas, o que gera uma ideia de mais segurança. Para o idoso, a sensação foi de acolhimento. Ele, inclusive, relatou que chegou a ver parte do processo de construção da vila de casas em 3D e ficou surpreso com os moldes do concreto especial.

“(Morar aqui) é um grande passo para uma pessoa que foi viciada durante muito tempo em heroína”, revelou Shea.

Projeto de casas impressas em tecnologia 3D em construção. (Imagem: Mashable/Reprodução)

Veja também: [+] Curso completo de Desenvolvimento de Games

Portanto, a arquitetura da casa impressa em 3D se baseia em uma linguagem chamada G-Code. Ou seja, ela permite criar as formas para edificar a casa em um processo que tem grandes benefícios como, por exemplo, não ser necessário a utilização de madeira.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Dados registrados em smartwatch Fitbit são utilizados em pesquisa sobre sequelas provocadas pela Covid-19. Entenda

Amazônia 1 passa por testes e satélite é aprovado para entrar em operação, anuncia AEB. Confira

Cientistas criam máscaras faciais com biossensores que permitem detecção rápida e precisa de SARS-CoV-2, e de outros patógenos e toxinas. Saiba mais

Spaceship Neptune, balão de alta tecnologia da Space Perspective, levará passageiros à beirada do espaço. Conheça

Inteligência artificial usada em plataforma de telemedicina ajuda a diagnosticar pacientes com Covid-19 e reduzir sobrecarga do SUS. Entenda

Mayflower: Navio-robô é projetado para recriar jornada histórica de 400 anos atrás pelo Atlântico. Saiba mais

NASA quer deixar o espaço “mais acessível” e pretende fazer duas novas missões privadas à estação espacial. Saiba mais

Cientistas utilizam corpo humano como “carregador sem fio” para alimentar dispositivos vestíveis. Entenda

Brasil entra para grupo de países integrantes do acordo espacial da NASA Artemis, que levará homem de volta à Lua. Entenda!

Nasa anuncia fase científica da Missão Mars 2020; Agora o Perseverance parte para coletar amostras em busca de vida