No Dia Mundial do Backup, especialistas falam sobre a importância de guardar cópias de arquivos em caso de ataque cibernético ou problemas com dispositivos. Entenda - Programadores Brasil
Segurança Digital

No Dia Mundial do Backup, especialistas falam sobre a importância de guardar cópias de arquivos em caso de ataque cibernético ou problemas com dispositivos. Entenda

3 Mins read

Você sabia que hoje, 31 de março, é o Dia Mundial do Backup? A data foi criada pela comunidade de segurança para conscientizar empresas e usuários sobre o dever de guardar cópias de arquivos e cadastros. Além disso, é importante ressaltar também a necessidade de redundâncias no caso de um ataque cibernético ou problemas com dispositivos. Principalmente, em um cenário de golpes de ransomware, por exemplo, em que eles vêm aumentando com frequência. Este ato de backup vem ganhando ainda mais importância, atualmente.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Segundo a Check Point Software Technologies, um ataque digital contra uma empresa, seja ela qual for, não depende de possibilidade, mas de tempo. O levantamento de seus especialistas apontou que 87% das empresas no mundo já sofreram algum tipo de ataque cibernético. O motivo seria simples: vulnerabilidade. Em contrapartida, outros casos como vazamento de dados, por exemplo, já atingiram mais de 223 milhões de brasileiros. Todos esses números só reforçam a necessidade de mais segurança, além de melhorias em alguns sistemas já defasados que ainda estão em operação.

No Dia Mundial do Backup, especialistas falam sobre a importância de guardar cópias de arquivos em caso de ataque cibernético ou problemas com dispositivos. (Imagem: Divulgação/Ipsense)

Consequências da falta de Backup

Portanto, os especialistas relacionam cinco reflexos devido à uma política ineficiente de backup. Em primeiro lugar, seria a paralisação das atividades. Em seguida, a perda de documentos, dados de clientes, contratos, aplicação e outros arquivos. Tudo isso pode levar a uma interrupção dos trabalhos e falta de acessibilidade dos colaboradores aos sistemas impedindo, portanto, que a empresa continue operando em determinado momento mais crítico.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Além disso, existem outros efeitos diretos devido a falta de backup. Por exemplo, redução de clientes, oriunda tanto da perda de informação quanto da própria interrupção, além de danos à marca. Mas, com relação ao que os especialistas dizem, o decréscimo de informações e a necessidade de nova coleta deixa claro para os fornecedores, usuários e colaboradores, que a companhia possui uma política ineficiente de controle de informações. Desta forma, isso acaba colocando a credibilidade da empresa em questão.

Outro grande problema por falta de backup é que todos estes aspectos mencionados acima podem levar a prejuízos econômicos vindos de diversas origens. Ou seja, eles podem surgir através da interrupção das operações, da necessidade de retrabalho que envolve nova realização de contatos e coleta, ou até mesmo a perda de clientes.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Além disso, a Check Point também ressaltou que o processo de recuperação de informações comprometidas por causa de uma ataque de ransomware pode ser oneroso. Mas, disse que é plenamente dispensável, caso haja uma política de backups em funcionamento.

Penalizações

Para esclarecer, entra o escrutínio de agências regulatórias e multas, além de problemas jurídicos relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Estas cláusulas técnicas são relacionadas à cópias de segurança e armazenamento de dados de usuários por um determinado período.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Estas sanções, portanto, envolvem penalizações financeiras e fiscalizações que poderão levar à descoberta de mais irregularidades. Isso acaba aumentando ainda mais os danos à reputação e receita já mencionados aqui. Em suma, a Check Point ressaltou que as iniciativas de segurança digital devem ir além de apenas mitigar ataques. Mas, também envolvem a preocupação com backups regulares como medida essencial.

O ideal, no entanto, é tomar todos os cuidados possíveis para evitar a perda de dados e eventuais consequências de golpes. Além disso, é importante garantir o funcionamento da estrutura para que os trabalhos continuem com mais segurança.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *