Curiosidades

Banco da Inglaterra homenageia “pai da computação”, Alan Turing, em nova nota de £50. Veja

2 Minutos de Leitura

O design da nova nota de 50 libras (£50) tem um rosto novo. Em homenagem ao cientista e programador britânico, Alan Turing, o Banco da Inglaterra escolheu o rosto do “pai da computação” moderna para estampar sua cédula. Ela, então, entrará em circulação a partir de 23 de junho de 2021, no país.

No entanto, a nota de Alan Turing é a última de um valor que já estava em circulação a ser substituída por um modelo de polímero. Isso porque as anteriores eram de papel e podiam então ser falsificadas com mais facilidade.

Veja também: [+] Compre seu Macbook Air com super Desconto na Amazon

Curiosidades da nova cédula

Portanto, a foto do cientista na cédula de £50 teve seu registro em 1951. Além disso, a nota traz a ilustração de uma fórmula matemática e de um equipamento projetado por Turing. A data de nascimento do homenageado também aparece em código binário.

Outra curiosidade na nova cédula inglesa é uma frase cunhada pelo autor em uma entrevista logo após a guerra: “Isso é apenas um gosto antecipado do que está por vir, apenas uma sombra do que será“. Inclusive, até o design do símbolo que identifica a veracidade da cédula foi alterado para o que parece ser um chip de computador.

“Não é só uma celebração por seu gênio científico, que ajudou a encurtar a guerra e influenciar a tecnologia que usamos hoje. Mas, a nota também confirma o seu status como uma das figuras LGBTQ+ mais icônicas do mundo. (…) Seu legado é uma lembrança do valor de abraçar todos os aspectos da diversidade, e também o trabalho que ainda temos pela frente para sermos realmente inclusivos”, disse em nota, o diretor de comunicações do governo, Jeremy Fleming.

 Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto na Amazon.

Banco da Inglaterra homenageia “pai da computação”, Alan Turing, em nova nota de £50. (Imagem: Divulgação/Bank of England)

Homossexualidade e pai da computação

Alan Turing ficou conhecido por seus artigos acadêmicos que tiveram como base temas relacionados à Inteligência Artificial e o próprio funcionamento de computadores. Além disso, o cientista foi um dos responsáveis por ajudar a decodificar mensagens inimigas durante a Segunda Guerra Mundial. Inclusive, este fato está relatado em sua cinebiografia O Jogo da Imitação” (2015). O longa teve o ator Benedict Cumberbatch como intérprete do pesquisador.

Por ser homossexual, Alan Turing é visto, atualmente, como um símbolo da resistência LGBTQ+. Além disso, é um exemplo das terríveis práticas que a legislação britânica exercia até poucas décadas atrás. Quando foi descoberto, o cientista acabou sendo condenado por “indecência repulsiva” e foi obrigado a receber injeções para castração química.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Ao falecer em 1954, indícios levam a crer que Alan Turing teria cometido um suicídio. No entanto, em 2013, o cientista recebeu um perdão oficial da Coroa Britânica em um documento assinado pela Rainha Elizabeth II.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

Meta lança algoritmo autossupervisionado de alto desempenho. Saiba mais

Empresa de segurança faz alerta sobre como se proteger no metaverso. Veja

Levantamento aponta que Brasília é a capital com internet móvel mais rápida do Brasil. Saiba mais

Acordo entre Ministério da Economia e Associação Brasileira de Bancos libera acesso a dados biométricos dos cidadãos às instituições financeiras. Veja

Walmart prepara seu ingresso no metaverso, com lançamento de criptomoeda própria e coleção de NFTs. Entenda

Conexão 5G e os sistemas da aviação nos EUA: FAA alerta sobre riscos de interferência. Veja

Diretor de negócios do YouTube anuncia encerramento da divisão de conteúdos originais da empresa. Saiba mais

CNN Brasil se prepara para ingressar no metaverso em 2022. Saiba mais

BMW iX: lançamento do carro inteligente da marca no Brasil ocorrerá durante live no metaverso. Entenda

Programa de pré-incubação de startups da Samsung tem inscrições abertas até quinta (20)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *