Ciência

Amazônia 1: Índia lança no espaço primeiro satélite 100% brasileiro, na madrugada deste domingo. Entenda

2 Minutos de Leitura

O primeiro satélite 100% brasileiro, o Amazônia 1, entrou em órbita na madrugada deste domingo (28). O equipamento decolou da Ilha de Sriharikota, na Índia, a bordo do foguete PSLV-C 51, ou seja, do Veículo de Lançamento de Satélites Polares. Mas, a escolha do lançamento fora da base militar de Alcântara, no Maranhão, teve um motivo: o tamanho da plataforma de lançamento.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Por que na Índia e não no Brasil?

O satélite não decolou direto do Brasil porque o país não possui um foguete grande o suficiente para enviar o Amazônia 1 no espaço. O que existe na base brasileira tem aproximadamente 19,7 metros de altura, enquanto a plataforma da Índia tem 44,4 metros.

Anteriormente, o satélite estava programado para ir ao espaço no dia 22 de fevereiro. Mas, um pedido da agência espacial indiana, a ISRO, fez com que adiassem o lançamento para mais uma semana para que pudessem preparar os terceiro e quarto estágios do foguete.

 Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.

O foguete enviou, ao todo, 18 satélites com o Amazônia 1. Três deles estarão sob o comando de instituições de ensino indianas, um deles fará parte do programa “Space Kidz India”. Os demais ficarão sob a responsabilidade da NSIL, ou seja, da empresa estatal indiana “NewSpace India Limited”.

Índia lança no espaço o Amazônia 1, primeiro satélite 100% brasileiro, na madrugada deste domingo. (Imagem: ISRO)

Amazônia 1 para fiscalizar desmatamento

O objetivo do Amazônia 1 é fazer imagens para auxiliar a fiscalização de áreas com devastação de florestas, além de locais com muita nebulosidade. A informação é do INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais). Segundo o órgão, o satélite vai gerar imagens da Terra inteira a cada cinco dias, e a cada dois dias poderá enviar dados de um ponto específico do planeta através de uma programação feita no sistema.

 Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.

Além do Amazônia 1, o Brasil pretende lançar mais dois satélites na Missão Amazônia. Eles se chamarão Amazônia 1B e Amazônia 2. Mas, ambos ainda não têm nenhuma previsão de data ou local de lançamento.


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias