Descubra se seu nome e foto estão sendo usados em perfis falsos na internet. Confira o passo-a-passo - Programadores Brasil
Tutoriais para Segurança Digital

Descubra se seu nome e foto estão sendo usados em perfis falsos na internet. Confira o passo-a-passo

3 Mins read

Você já desconfiou que alguém pode estar usando fotos suas para fazer perfis falsos na internet? Brincadeira de mau gosto ou não, alguém pode estar tentando se passar por você. Mas, existem algumas maneiras de investigar e descobrir se estão usando sua imagem ou até seu nome sem sua permissão.

Veja também: [+] Curso Básico de HTML e CSS para iniciantes.

Descubra se seu nome e foto estão sendo usados em perfis falsos na internet. (Imagem: Getty Images)

A primeira coisa a se fazer é colocar seus amigos, familiares e colegas em alerta. Se algum dos seus contatos relatar algo incomum, fique esperto. Um dos aliados nesta investigação pode ser o Google Fotos, além disso, fique atento ao Facebook sempre que mencionarem seu nome. Portanto, configure sua conta para evitar marcações inconvenientes.

Recentemente, dados de 220 milhões de brasileiros foram expostos, incluindo nome, CPF e fotos. E criminosos da internet estão a todo momento procurando estes tipos de documentos para criar, por exemplo, cadastros em sites que você nem sempre frequenta.

Para evitar este tipo de fraude com você, siga o passo-a-passo da investigação:

Veja também: [+] Curso completo de Python do Zero ao Avançado.

Entre no Google e clique em “Imagens” na parte superior da página.

(Imagem: reprodução/Google)

Então, clique no ícone de câmera fotográfica que aparece ao lado da barra de buscas.

(Imagem: reprodução/Google)

Depois disso, na área de pesquisa por imagens, carregue uma foto sua.

(Imagem: reprodução/Google)

O Google fará uma busca e apresentará os resultados com a sua foto ou as que são muito semelhantes à imagem que você enviou.

(Imagem: reprodução/Google)

A exemplo das redes sociais, a foto do perfil, por exemplo, costuma ter mais visibilidade por estar no modo público. Então, quem busca uma imagem para usar sem permissão consegue acessar mais facilmente sua foto. Uma dica, no entanto, é começar a buscar por suas fotos do Facebook, e só depois disso, passar para as que você mais utiliza em outros lugares na internet.

Achei alguém com o mesmo nome e sobrenome que o meu. O que eu faço?

Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.

Por mais diferente que seu nome seja, sempre podem existir homônimos. Neste caso, se encontrar um, em primeiro lugar verifique se a pessoa está tentando se passar por você antes de denunciar a rede social.

Uma boa maneira de descobrir se existe outro perfil como o seu no Facebook é habilitar a notificação de marcação em fotos. Então, a rede te avisará pois precisa autorizar a publicação antes de seu nome aparecer em uma foto.

Como eu configuro estas notificações?

Em primeiro lugar, acesse o Facebook e vá em “Configurações”. Se você estiver usando o aplicativo, é só clicar nos três tracinhos no canto superior direito da tela para acessar o menu. “Configurações” é a primeira opção da lista.

(Imagem: reprodução/Facebook)

Em segundo lugar, desça a tela até a seção Privacidade e toque em “Perfil e marcação”.

(Imagem: reprodução/Facebook)

Então, na parte “Marcações“, configure para receber notificações quando for marcada por “Qualquer pessoa“.

(Imagem: reprodução/Facebook)

Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto na Amazon.

Já no Google, você pode criar um alerta para que o navegador te avise quando seu nome aparecer na ferramenta de buscas.

Primeiro, acesse o Google Alerts neste link. Depois disso, digite a palavra que você quer monitorar, no caso, o seu nome. E determine, então, onde quer que o Google monitore, se em notícias, vídeos, grupos etc. E também com que frequência você quer que ele faça a checagem. Mas, para buscas com maior precisão, coloque o seu nome completo “entre aspas”.


Dificuldade para Aprender a Programar ?
Receba Livros, Cursos grátis, Artigos e Vídeo Aulas DE PROGRAMAÇÃO diariamente para você se aperfeiçoar na Programação.
E-mail:
Nome: