Coreia do Sul usa Inteligência Artificial (IA) e traz voz de superestrela morta de volta ao palco, em programa de TV. Entenda - Programadores Brasil
Ciência

Coreia do Sul usa Inteligência Artificial (IA) e traz voz de superestrela morta de volta ao palco, em programa de TV. Entenda

2 Mins read

O cantor Kim Kwang-seok era famoso na Coreia do Sul quando morreu, em 1996. E, recentemente, ele cantou uma música inédita em um programa de TV do país. Mas, como isso foi possível? A emissora SBS utilizou inteligência artificial (IA) para trazer a voz do ídolo de volta à vida no “Competition of the Century: AI vs Human”, ou seja, “Competição do Século: IA versus Humano”, na tradução livre.

Veja também: [+] Curso Básico de HTML e CSS para iniciantes.

Coreia do Sul usa Inteligência Artificial para trazer voz de cantor morto, Kim Kwang-seok, de volta ao palco. (Imagem: Shutterstock/Reprodução)

Para isso, os responsáveis pela tecnologia criaram um software de inteligência artificial para aprender a voz de Kim. Primeiro, o programa treinou 20 das músicas do artista, além de captar o jeito que ele falava. Depois disso, o robô aprendeu mais de 700 canções e o produtor Kim Min-Ji se surpreendeu com a novidade. “Ficamos muito surpresos de ouvir que a IA canta melhor após aquecer a voz”, disse.

Segundo os criadores, quando a família soube da recriação do artista, reagiu bem à iniciativa. Mas, também há quem não goste da ideia. Foi o caso de um morador da capital Seul, Im Uk-jin, que explicou sua preocupação. “Há um conjunto de habilidades e hábitos que só um ser humano pode ter. Se a IA puder imitar tudo isso, o mundo será dominado pela IA, e não por seres humanos”, alertou.

 Veja também: [+] Curso completo de Desenvolvimento de Games

Startup responsável pelo projeto IA

A empresa de IA de áudio por trás da voz reencarnada de Kim é a Supertone, uma startup sul-coreana fundada em 2020 que fornece soluções de áudio de IA para criadores de conteúdo. A tecnologia Singing Voice Synthesis (SVS) da Supertone aprende vozes ouvindo várias músicas com notas e letras correspondentes, explicou então Choi.

No caso de Kim Kwang-seok, a SBS pagou uma taxa única para sua família por apresentar sua voz no show, como fizeram com outros membros do elenco. No Youtube, há algumas partes do show, mas nem a SBS nem a Supertone planejam lançar a música de Kim como single.

Dentre os seus grandes sucessos estão, portanto, “Song of My Life” e “In the Wilderness”.

Assista ao vídeo:


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *