Como solicitar confirmação de leitura no Gmail - Programadores Brasil
Tutoriais para Utilitários

Aprenda como solicitar confirmação de leitura no Gmail

2 Mins read
Confira nosso guia e aprenda como solicitar confirmação de leitura no Gmail.
Confira nosso guia e apenda como solicitar confirmação de leitura no Gmail.
Confira nosso guia e aprenda como solicitar confirmação de leitura no Gmail.

Apesar da maioria dos usuários preferirem utilizar mensageiros para se comunicarem, o e-mail ainda é uma ferramenta muito utilizada no meio profissional. Sendo assim, o recurso ainda é muito importante, principalmente para registrar algo que foi dito. Além disso, é possível saber se o destinatário leu sua mensagem. Aprenda neste post como ativar a confirmação de leitura no Gmail.

Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.

Como ativar a confirmação de leitura no Gmail

A confirmação de leitura é um recurso do Gmail disponível apenas para contas de trabalho, grupo ou escola, assim como as contas do Google Workspace, configuradas por um administrador.

Sendo assim, a ferramenta não está habilitada para o e-mail gratuito pessoal do Google.

Para ativar o recurso da confirmação de leitura, siga os passos abaixo:

  1. Abra o Gmail no seu computador;
  2. Clique em escrever para iniciar uma nova mensagem;
  3. Clique nos 3 pontos no canto inferior direito, para “Mais opções”;
  4. Selecione a opção “Solicitar confirmação de leitura”;
  5. Em seguida, envie a mensagem.

Pronto! Dessa forma, as confirmações de leitura irão aparecer na sua caixa de entrada.

Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.

No entanto, as confirmações de leitura não irão funcionar nos seguintes casos:

  • Se enviar mensagem para uma lista de e-mails ou através de um grupo;
  • Caso o administrador restrinja as confirmações de leitura somente para sua organização;
  • Se o destinatário usar um cliente de e-mail não sincronizado em tempo real, como POP;
  • Caso o destinatário use um cliente IMAP e as confirmações de leitura não forem enviadas automaticamente.

Como o administrador pode ativar o recurso?

Além disso, é possível que os administradores permitam que os usuários solicitem ou enviem a confirmação de leitura no Gmail ou ainda limitar quem pode ativar o recurso, como por exemplo, apenas remetentes de dentro da organização.

Sendo assim, é necessário:

  1. Realizar o login no Google Admin Console (somente se você gerencia contas Gmail de uma empresa, escola ou grupo);
  2. Acessar o Gmail no Google Workspace;
  3. Em seguida, selecionar “Configurações de usuário”;
  4. Na seção “Confirmação de leitura de e-mails” você pode configurar quais usuários podem solicitar a confirmação e restringir quem pode receber ou não as confirmações;
  5. Salvar as alterações.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *