Cientistas da NASA afirmam que alguns organismos da Terra têm chance de sobreviver em Marte. Entenda - Programadores Brasil

Cientistas da NASA e do Centro Aeroespacial Alemão lançaram vários organismos fúngicos e bacterianos na estratosfera, em 2019. Agora, eles publicaram um artigo sobre suas descobertas, onde discutiram como os esporos do bolor negro sobreviveram à viagem até Marte.

Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.

O experimento da NASA foi chamado de MARSBOx, sigla para Microbes in Atmosphere for Radiation, Survival, and Biological Outcomes Experiment. Ou seja, Experimento com Micróbios na Atmosfera para Radiação e Resultados de Sobrevivência Biológica. Este é o nome do recipiente de alumínio que levou os organismos até Marte.

Segundo o artigo, a estratosfera, que é a segunda maior camada da atmosfera terrestre, fica acima da camada de ozônio. Ela tem condições que se assemelham muito ao planeta vermelho. Além disso, é o lugar perfeito para enviar amostras a fim de descobrir se elas sobreviveriam em Marte.

No entanto, o microorganismo só poderia viver na superfície de Marte, temporariamente, para ser mais preciso. Mas, os pesquisadores descobriram que os esporos poderiam ser revividos depois que eles voltassem para cá. A equipe, então, colocou esporos de fungos e bactérias dentro do recipiente de alumínio MARSBOx.

Pesquisa da NASA afirma que alguns organismos da Terra têm chance de sobreviver em Marte. (Imagem: Nasa/Divulgação)

Procedimentos realizados

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Havia duas camadas de amostra dentro do contêiner. Com a inferior sendo protegida da radiação para que a NASA pudesse separar os efeitos da radiação dos efeitos de outras condições ambientais. Depois disso, um balão carregou o recipiente para a estratosfera. Então, as amostras se submeteram a condições semelhantes às de Marte. Elas também ficaram expostas à radiação ultravioleta mil vezes mais do que os níveis que causam queimaduras solares.

Katharina Siems, membro da equipe do Centro Aeroespacial Alemão, disse que “com missões tripuladas de longo prazo a Marte, precisamos saber como os microrganismos associados aos humanos sobreviveriam no Planeta Vermelho. Isso porque pois alguns podem representar um risco à saúde dos astronautas. Além disso, alguns micróbios podem ser inestimáveis ​​para a exploração espacial. Eles podem nos ajudar, por exemplo, a produzir alimentos e suprimentos materiais independentemente da Terra. O que será crucial quando estivermos longe de casa”.

Contaminação no espaço

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

No ano passado, cientistas da NASA atualizou suas políticas para refletir sobre seu compromisso em prevenir a contaminação humana na Lua e em Marte. A agência quer ter certeza de que não levará organismos ou outros contaminantes da Terra para outros mundos sem ter certeza de sua não-contaminação. Pois isso pode comprometer a busca por vida extraterrestre.

Trazê-los de outros mundos para a Terra também pode afetar negativamente o meio ambiente. Em suma, Siems explicou que experimentos como a missão MARSBOx “é uma maneira importante de ajudar a explorar todas as implicações das viagens espaciais na vida microbiana. A partir disso, será possível direcionar esse conhecimento para incríveis descobertas espaciais”, afirmou a pesquisadora.

Cientistas tentam descobrir se sinal de rádio vindo do centro da Via Láctea trata-se apenas de fenômeno desconhecido ou se é alguma civilização alienígena. Saiba mais