Amazônia 1, primeiro satélite 100% brasileiro, será lançado neste domingo para monitorar desmatamento na região amazônica. Acompanhe ao vivo - Programadores Brasil
Ciência

Amazônia 1, primeiro satélite 100% brasileiro, será lançado neste domingo para monitorar desmatamento na região amazônica. Acompanhe ao vivo

1 Mins read

O lançamento do primeiro satélite 100% brasileiro, o Amazônia 1, será neste domingo (27), na cidade de Chennai, na Índia, a partir de 1h54, no horário de Brasília. Ele faz parte da Missão Amazônia, criada para observar e monitorar o desmatamento, principalmente, na região amazônica. Este, portanto, é o primeiro satélite de sensoriamento remoto totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais).

Outro objetivo da missão é monitorar a agricultura em todo o território nacional, onde tem alta taxa de revisita. Isto é, para que ele atue em sinergia com os programas de meio ambiente que já existem.

Amazônia 1, primeiro satélite 100% brasileiro, será lançado neste domingo para monitorar desmatamento da região amazônica. (Imagem: Divulgação/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

O embarque do satélite do Brasil para o país asiático aconteceu em 22 de dezembro de 2020, do aeroporto de São José dos Campos. Para o transporte seguro dos módulos do satélite, que pesam 638 Kg, foram necessários, portanto, 52 contêineres especiais.

Na Índia, o equipamento ficará em uma órbita Sol com altitude média de 752 Km acima da superfície terrestre. Para esclarecer, todo o planejamento das atividades está em execução sob o cronograma montado pelo INPE.

Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.

Portanto, este será o terceiro satélite do Brasil de sensoriamento remoto em operação junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A. No entanto, os dois últimos tiveram a parceria do Brasil com a China em seu desenvolvimento.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações programou em seu canal do Youtube a transmissão ao vivo do lançamento do satélite Amazônia 1. Para acompanhar, acesse este link.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Dados registrados em smartwatch Fitbit são utilizados em pesquisa sobre sequelas provocadas pela Covid-19. Entenda

Amazônia 1 passa por testes e satélite é aprovado para entrar em operação, anuncia AEB. Confira

Cientistas criam máscaras faciais com biossensores que permitem detecção rápida e precisa de SARS-CoV-2, e de outros patógenos e toxinas. Saiba mais

Spaceship Neptune, balão de alta tecnologia da Space Perspective, levará passageiros à beirada do espaço. Conheça

Inteligência artificial usada em plataforma de telemedicina ajuda a diagnosticar pacientes com Covid-19 e reduzir sobrecarga do SUS. Entenda

Mayflower: Navio-robô é projetado para recriar jornada histórica de 400 anos atrás pelo Atlântico. Saiba mais

NASA quer deixar o espaço “mais acessível” e pretende fazer duas novas missões privadas à estação espacial. Saiba mais

Cientistas utilizam corpo humano como “carregador sem fio” para alimentar dispositivos vestíveis. Entenda

Brasil entra para grupo de países integrantes do acordo espacial da NASA Artemis, que levará homem de volta à Lua. Entenda!

Nasa anuncia fase científica da Missão Mars 2020; Agora o Perseverance parte para coletar amostras em busca de vida