Ciência

Amazônia 1, primeiro satélite 100% brasileiro, será lançado neste domingo para monitorar desmatamento na região amazônica. Acompanhe ao vivo

1 Minutos de Leitura

O lançamento do primeiro satélite 100% brasileiro, o Amazônia 1, será neste domingo (27), na cidade de Chennai, na Índia, a partir de 1h54, no horário de Brasília. Ele faz parte da Missão Amazônia, criada para observar e monitorar o desmatamento, principalmente, na região amazônica. Este, portanto, é o primeiro satélite de sensoriamento remoto totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais).

Outro objetivo da missão é monitorar a agricultura em todo o território nacional, onde tem alta taxa de revisita. Isto é, para que ele atue em sinergia com os programas de meio ambiente que já existem.

Amazônia 1, primeiro satélite 100% brasileiro, será lançado neste domingo para monitorar desmatamento da região amazônica. (Imagem: Divulgação/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

O embarque do satélite do Brasil para o país asiático aconteceu em 22 de dezembro de 2020, do aeroporto de São José dos Campos. Para o transporte seguro dos módulos do satélite, que pesam 638 Kg, foram necessários, portanto, 52 contêineres especiais.

Na Índia, o equipamento ficará em uma órbita Sol com altitude média de 752 Km acima da superfície terrestre. Para esclarecer, todo o planejamento das atividades está em execução sob o cronograma montado pelo INPE.

Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.

Portanto, este será o terceiro satélite do Brasil de sensoriamento remoto em operação junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A. No entanto, os dois últimos tiveram a parceria do Brasil com a China em seu desenvolvimento.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações programou em seu canal do Youtube a transmissão ao vivo do lançamento do satélite Amazônia 1. Para acompanhar, acesse este link.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

Nasa avança em preparativos para missão tripulada que levará a primeira mulher e pessoa não branca à lua. Confira

NASA estende operações da Estação Espacial até 2030. Saiba mais

Observatório Gemini: Brasil renova acordo internacional e garante acesso a telescópios até 2027

Nova missão da NASA com telescópio Webb pretende investigar a origem do universo. Veja

Nova missão da NASA é dedicada a estudar objetos misteriosos do espaço, como supernovas e buracos negros. Saiba mais

SpaceX garante mais três voos tripulados à estação espacial, em parceria com a NASA. Entenda

Projeto de realidade virtual (RV) é aplicado em pacientes de traumas e com sequelas da covid-19, em hospital público do Pará. Entenda

Após falha em banheiro, Astronautas da Space X precisarão usar fraldas em Missão Espacial. Entenda.

Mesmo com venda proibida pela Anvisa, consumo de cigarro eletrônico pode causar lesões sérias no pulmão. Entenda

Cientistas tentam descobrir se sinal de rádio vindo do centro da Via Láctea trata-se apenas de fenômeno desconhecido ou se é alguma civilização alienígena. Saiba mais

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *