O que é um Laço de Repetição? - Programadores Brasil
Lógica de Programação

[INICIANTES] O que é um Laço de Repetição?

1 Mins read
Confira nosso guia para entender melhor o que é um Laço de Repetição.
Confira nosso guia para entender melhor o que é um Laço de Repetição.
Confira nosso guia para entender melhor o que é um Laço de Repetição.

Basicamente, a estrutura de repetição permite executar mais de uma vez o mesmo comando ou conjunto de comandos, de acordo com uma condição. Sendo assim, confira neste post o que é um Laço de Repetição.

Veja também: [+] Curso Básico de HTML e CSS para iniciantes.

O que é um Laço de Repetição?

Um Laço de Repetição, ou loop, é uma estrutura de programação que repete uma sequência de instruções até que uma condição específica seja atendida. Nós programadores usamos loops para percorrer os valores, adicionar somas de números, repetir funções e muitas outras coisas.

Os loops são suportados por todas as linguagens de programação modernas , embora suas implementações e sintaxe possam ser diferentes. 

Dois dos tipos mais comuns de loops são o loop while e o loop for:

Loop while

Um loop while é a forma mais simples de um loop de programação. Ele afirma que, enquanto uma condição seja válida, continue em loop. Confira um exemplo na Linguagem PHP (vamos começar a nos habituar com linguagens de programação rs):

Em PHP o caracter “$” significa referência a variáveis… Ou seja, “$nome” está buscando a variável “nome”. Além disso, o comando “echo” serve para exibir um texto na tela. 

Veja também: [+] Curso Básico de HTML e CSS para iniciantes.

Loop For

Um loop for é semelhante a um loop while, mas simplifica o código-fonte . A instrução for loop define o ponto inicial e final, bem como o incremento para cada interação.

Embora os loops for e while possam ser usados alternadamente, geralmente faz mais sentido usar um em vez do outro. Na maioria dos casos, os loops for são preferidos, pois são mais limpos e fáceis de ler.

No entanto, em algumas situações, uma instrução while pode ser mais eficiente. Portanto, caberá a você escolher qual será a melhor opção a seguir.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *