Mais de 1,5 mil cidades brasileiras podem ser beneficiadas com fibra óptica até 2025, é o que prevê nova meta do Governo. Entenda - Programadores Brasil
Curiosidades

Mais de 1,5 mil cidades brasileiras podem ser beneficiadas com fibra óptica até 2025, é o que prevê nova meta do Governo. Entenda

2 Minutos de Leitura

O Governo Federal quer que 1,5 mil cidades brasileiras recebam fibra óptica até 2025. Com as novas metas de implantação das redes, a ideia é que 99% dos municípios já estejam usando o serviço até o fim de 2024. Então, se isso ocorrer, 5,5 mil localidades deverão contar com o benefício até lá.

Veja também: [+] Curso Conserto de NoteBook com 100 aulas e 25 horas de conteúdo.

Plano Geral de Metas de Universalização

Governo Federal quer que 1,5 mil cidades brasileiras recebam fibra óptica até 2025. (Imagem: stock.adobe.com)

Desta forma, todos os custos relativos ao cumprimento das metas que o Governo Federal estipulou fazem parte do Plano Geral de Metas de Universalização, além dos contratos de concessão das empresas de telefonia fixa. Em suma, empresas como a OI, Telefônica, Algar e Claro, serão as responsáveis pela infraestrutura e por seguir as normas de instalação do projeto.

Portanto, para que isso seja possível, é preciso uma capacidade mínima de 10 Gbps do início ao fim do trecho para cada município. Mas, o início da instalação deve acontecer logo para que até o final deste ano, esteja com cobertura de pelo menos 10% da extensão total da fibra óptica. Em outras palavras, o backhaul, como chamam a rede, terá que se conectar à infraestrutura nacional de telecomunicações. Ou seja, são por onde trafegam os dados de internet por todo o país.

Veja também: [+] Curso completo de Python do Zero ao Avançado.

Novas ou velhas metas?

As novas metas estão no Diário Oficial da União desde quinta-feira (28), e também servirão para substituir obrigações antigas, mas que as concessionárias não cumpriram. Para esclarecer, a PGMU já havia obrigado, previamente, a instalação de redes 4G em mais de mil municípios, estes mesmos que ainda não possuem a tecnologia.

O Governo Federal também informou que fazer a substituição pela infraestrutura de fibra óptica envolverá a priorização destas mesmas localidades quando ocorrer o leilão do 5G no Brasil.

A Anatel ainda não disponibilizou a lista das cidades que vão receber o serviço. Embora, ela tenha até três meses para apresentar a relação das localidades. No entanto, a expectativa é que a região Norte do país receba mais do benefício. Isso porque o estado já faz parte de programas de inclusão digital e ampliação do parque tecnológico, e estão sob a responsabilidade do Ministério das Comunicações desde setembro passado.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *