Após o pouso, os astronautas foram resgatados em alto-mar por barcos e levados de helicóptero para terra firme.
Ciência

Após resgaste em alto-mar, astronautas da NASA concluem missão da SpaceX. Acompanhe como foi a chegada.

2 Minutos de Leitura
Os astronautas momentos antes de deixarem a Crew Dragon.
Os astronautas momentos antes de deixarem a Crew Dragon.

Após dois meses vivendo na ISS (Estação Espacial Internacional) devido à missão da SpaceX, os astronautas norte-americanos Robert Behnken e Douglas Hurley, estão de volta à Terra.

A cápsula Crew Dragon “Endeavour”, da SpaceX, pousou às 15h48 (horário de Brasília) com sucesso no Oceano Atlântico, no Golfo do México, costa da Flórida.

Após o pouso, os astronautas foram resgatados em alto-mar por barcos e levados de helicóptero para terra firme.

Veja também: [+] Compre seu Drone com Super Desconto na Amazon (clique aqui).

Missão da SpaceX

Os astronautas saíram do planeta Terra, no dia 30 de maio, há 64 dias, em um lançamento com o foguete Falcon 9, também da SpaceX.

Essa foi a primeira vez que uma companhia privada levou humanos para o espaço. Devido a isso, a Nasa agora pode iniciar seu projeto comercial na ISS, incluindo voos regulares para experimentos privados e até para turismo.

Contudo, esse era o principal objetivo da missão, chamada Demo-2: demonstrar a capacidade da cápsula Dragon em transportar equipes com segurança entre a Terra e o espaço.

Durante a missão na estação, os astronautas realizaram trabalhos científicos e de manutenção, incluindo quatro “spacewalks“, que são caminhadas espaciais por fora da ISS, para realizar reparos em equipamentos e sistemas.

Veja também: [+] Compre seu Drone com Super Desconto na Amazon (clique aqui).

Riscos da missão SpaceX

Sem dúvidas, o maior risco da missão era a reentrada na atmosfera terrestre.

A Crew Dragon enfrentou velocidades muito altas, além de temperaturas, forças e oscilações elétricas ao retornar para a Terra. O primeiro ponto foi encontrar o ângulo correto para a trajetória.

Este, não poderia ser muito agudo, pois a força-G poderia ser fatal para os astronautas e/ou o atrito com o ar poderia fazer a cápsula explodir. Caso fosse muito raso, ela poderia acabar “quicando” na atmosfera e voltar sem controle ao espaço.

A cápsula Crew Dragon da SpaceX, pousou com sucesso no Oceano Atlântico, no Golfo do México, costa da Flórida.

Com pequenas ignições de seus dois motores para corrigir a rota, a Crew Dragon entrou em na atmosfera terrestre, superior a aproximadamente 27.000km/h (7,5 km/s). Isso é mais de vinte vezes a velocidade do som e gerou uma enorme onda de choque e calor ao redor dela.

Entretanto, existia outro grande risco: a perda de conexão devido a instabilidades elétricas. Com o calor extremo, uma brilhante camada de plasma (uma espécie de nuvem eletrificada) recobriu a nave, podendo bloquear ou atenuar sinais de rádio.

O maior problema não era somente perder a comunicação com os astronautas, mas sim impossibilitar a navegação e controle remoto da cápsula.

Veja também: [+] Compre seu Drone com Super Desconto na Amazon (clique aqui).

Por fim, o último momento do pouso foi na hora da abertura dos paraquedas enquanto descia em direção ao mar, no Golfo do México.

Desde 1975, essa foi a primeira vez que astronautas pousaram no mar. Agora, Behnken e Hurley terão que se adaptar novamente com a vida em Terra, tendo em vista que enjoos e náuseas são alguns dos sintomas após muito tempo vivendo “sem peso”, na microgravidade da órbita terrestre.

Com informações Uol

Confira abaixo o vídeo do momento do pouso.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias