Aprenda a como usar Comandos BAT e arquivos em lote - Programadores Brasil
Tutoriais para Windows

Aprenda a como usar Comandos BAT e arquivos em lote

4 Mins read
Usar comandos BAT é essencial para realizar, por exemplo, a manutenção de Sistemas Windows. Aprenda hoje.

Para muitos usuários avançados do Windows, usar comandos BAT para realizar operações no sistema é algo que parece muito difícil. Pensando nisso, nossa equipe preparou este manual para você aprender de vez a como usar comandos BAT no seu Prompt de Comando.

O que são arquivos BAT ?

Resumidamente, um arquivo em lotes ou trabalho em lotes é uma coleção, ou lista, de comandos que são processados ​​em sequência frequentemente sem exigir entrada ou intervenção do usuário. 

Com um computador executando um sistema operacional Microsoft, como o Windows, um arquivo em lotes é armazenado como um arquivo com uma extensão de arquivo .bat . Outros sistemas operacionais, como os sistemas da família Linux, podem definir um trabalho em lotes em um script de shell , contendo uma lista de comandos a serem executados um após o outro.

Portanto, os arquivos em lote geralmente são usados ​​para ajudar a carregar programas, executar vários processos por vez e executar tarefas comuns ou repetitivas.

Saiba tudo sobre o que é um arquivo BAT e como eles funcionam no Prompt de Comando do Windows no nosso Manual do arquivo BAT. CLIQUE AQUI e confira.

Como criar comandos BAT

Os documentos de texto são uma das bases para escrever scripts em lote . 

Para escrever seu próprio arquivo em lote, tudo o que você precisa é de um editor de texto comum. 

Selecione e abra seu editor

Você realmente não precisa de recursos como realce de sintaxe, portanto, o aplicativo Bloco de Notas incluído no Windows é perfeito. 

Para abri-lo, basta digitar “Bloco de Notas” na barra de pesquisa do Windows e clicar no ícone Bloco de Notas nos resultados da pesquisa. Confira o exemplo em inglês:

Entendendo os comandos em lote

Você não precisa aprender uma linguagem de programação complicada para criar arquivos em lote. Porém, você precisa saber alguns comandos do sistema comum e entender como eles funcionam em arquivos em lote . 

Nós separamos para você alguns dos comandos mais importantes para aprender. Dá uma olhada:

  • ECHO : ativa a exibição de texto na tela para comandos executados
  • @ECHO OFF : Desativa a exibição de texto na tela para comandos executados
  • START : Executa um arquivo com seu aplicativo associado padrão
  • REM : indica uma linha de comentário
  • MKDIR / RMDIR : cria ou exclui um diretório
  • DEL: Exclui os arquivos selecionados
  • COPIAR: copia o (s) arquivo (s) selecionado (s)
  • TITLE : Define o título da janela do CMD

Caso você queira saber um pouco mais dos comandos básicos do Prompt de Comando do Windows, dá uma conferida nosso guia para iniciantes. CLIQUE AQUI e confira.

Como criar o arquivo em lotes

Uma introdução fácil à arte de criar arquivos em lote é escrever um script simples que crie vários diretórios em um disco selecionado no seu computador. Por exemplo, se você criar e executar um arquivo em lotes com a seguinte entrada, ele criará dois diretórios denominados ” Exemplo1 ” e ” Exemplo2 ” na unidade C:

MKDIR C:\Exemplo1
MKDIR C:\Exemplo2

Para salvar essas instruções em lote ou o script, clique em Arquivo e escolha Salvar como … Especifique o local para salvar e insira um nome para o script com a extensão .bat no campo Nome do arquivo.

Executando o novo Arquivo em Lote

Depois de criar e salvar o arquivo em lotes, você tem duas opções para executá-lo: Execute o script no ambiente familiar do Windows Explorer ou abra o Prompt de Comando e execute-o usando um comando de linha de comando.

A primeira opção é mais simples e fácil para iniciantes, pois tudo o que você precisa fazer é ir para o diretório em que o arquivo em lotes está localizado e clicar duas vezes para executá-lo .

Contudo, se você deseja abrir o arquivo em lotes na linha de comando, faça o seguinte:

  1. Vá para a barra de pesquisa do Windows e digite cmd .
  2. Clique em Prompt de Comando para abrir a linha de comando da maneira padrão. Se você precisar de privilégios de administrador para executá-lo, clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e escolha Executar como Administrador .
  3. Use o comando “Alterar diretório” (cd) para ir para o diretório em que o arquivo em lotes está localizado.
  4. Digite o nome do script em lote (incluindo a extensão do arquivo) e pressione Enter.

Editando seus arquivos em lote criados

Você pode personalizar um script em lote a qualquer momento , por exemplo, se desejar adicionar ou remover comandos ou modificar diretórios. 

Para fazer isso, basta ir para a pasta que contém o script da linha de comando e clicar com o botão direito do mouse. Depois escolha Editar.

O céu é o limite

Agora que você aprendeu o básico sobre como criar um arquivo BAT e executar seus comandos em lote, é hora de começar a explorar novos comandos e aprender mais e mais.

Nós do Programadores Brasil sempre indicamos aos nossos leitores os cursos da Udemy, que é uma das melhores plataformas de cursos online.

Dá uma olhada nestes cursos de Prompt de Comando e Administração de Sistemas Windows à partir de R$29,90 (CLIQUE e confira).


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *