Videoconferência

Inteligência Artificial encontra brechas na privacidade do Zoom

2 Minutos de Leitura
Como já é de conhecimento geral, o uso de aplicativos de videoconferência tem crescido significativamente durante a epidemia. Seja para realizar reuniões, aulas, debates e afins, o Zoom tem despontado entre outros aplicativos no ramo das vídeo-chamadas. Porém, você já se perguntou se o Zoom é mesmo o mais seguro da categoria? Pesquisadores israelenses encontraram, através da IA, brechas na privacidade do Zoom.

Como já é de conhecimento geral, o uso de aplicativos de videoconferência tem crescido significativamente durante a epidemia. Seja para realizar reuniões, aulas, debates e afins, o Zoom tem despontado entre outros aplicativos no ramo das vídeo-chamadas. Porém, você já se perguntou se o Zoom é mesmo o mais seguro da categoria? Pesquisadores israelenses encontraram, através da IA, brechas na privacidade do Zoom.

Segundo um estudo publicado recentemente por pesquisadores israelenses da Universidade Ben-Gurian, em Israel, brechas na privacidade do Zoom poderiam ser exploradas através da Inteligência Artificial (IA) para coletar dados pessoais dos usuários.

Estamos falando de extrações de informações como imagens do rosto, sexo, idade, nome e até mesmo outros dados relevantes de uma reunião no zoom.

Como foram exploradas as brechas na privacidade do Zoom

Primeiramente, os pesquisadores realizaram uma busca por prints de sessões no Zoom veiculadas em algumas das principais redes sociais.

Assim, aplicaram hashtags como: “zoom school” e “zoom meeting” para localizar as postagens relacionadas. Além disso, manipularam algorítimos para filtrar somente as imagens de interesse para a pesquisa.

Após isto, os pesquisadores analisaram as imagens por meio de detecção facial com uma combinação de modelos pré-treinados de código-fonte aberto e a API do Azure Face da Microsoft.

Eles afirmam que os computadores foram capazes, com uma precisão de 80%, de detectar rostos nas imagens e mais ainda, identificar gênero e estimar idade.

Além disso, por mais impressionante que pareça, os pesquisadores declararam, com ajuda de uma biblioteca de reconhecimento de texto*, ter associado corretamente, com uma precisão de 63,4%, nomes aos rostos detectados.

*Superficialmente, biblioteca de reconhecimento de texto ou OCR é uma tecnologia que nos permite extrair caracteres a partir de um arquivo de imagem.

[+] Saiba como excluir sua conta no Zoom Meetings. Confira o passo a passo

Informações cruzadas

Os milhares de dados coletados pela equipe foram cruzados entre si, levando ao reconhecimento de 1153 pessoas, redes de usuários que trabalhavam juntos.

Isto mostra, segundo eles, que não só a privacidade das pessoas, mas também de empresas está em jogo.

“Demonstramos que é possível usar os dados coletados das reuniões de videoconferência juntamente com os dados vinculados coletados em outras videoconferências com outros grupos, como as redes sociais on-line, a fim de realizar um ataque de ligação aos indivíduos-alvo”

Pesquisadores de Ben-Gurian.

Os pesquisadores então demonstraram que é possível cruzar os dados das reuniões no Zoom para descobrir outras informações e/ou conexões.

A equipe de pesquisa sugere que os participantes das sessões no Zoom não usem seus nomes verdadeiros para resguardar sua privacidade e que os aplicativos de videoconferência adicionem configurações de privacidade que impeçam o reconhecimento facial.

Brechas na privacidade do Zoom são recorrentes

brechas na privacidade do zoom

O Zoom vem constantemente passando por cobranças sobre falhas de segurança e privacidade em sua plataforma.

Algumas empresas como a Google e a Anvisa até mesmo proibiram o uso do aplicativo aos seus funcionários.

Apesar disso, segundo o site computer world, a plataforma cresceu 169% no primeiro trimestre deste ano.

Com informações: venturebeat e computer world


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias