
O Banco Central do Brasil suspendeu os pagamentos via Whatsapp no Brasil, pouco mais de uma semana após o serviço de mensagens anunciou o seu lançamento , contou a Bloomberg .
Poucos dias após o Whatsapp lançar a ferramenta de pagamentos feitos diretamente na plataforma, o Banco Central tomou a decisão de suspendê-la.
O banco ainda informou que havia tomado a decisão de garantir a concorrência no mercado de sistemas de pagamentos.
A Bloomberg observa que o banco usará a suspensão para avaliar riscos potenciais à infraestrutura de pagamentos do país e verificar se o WhatsApp é compatível com a regulamentação.
Pagamentos via Whatsapp são suspensos no segundo maior mercado do App
A suspensão no segundo maior mercado do WhatsApp é o mais recente revés para as ambições de pagamento do Facebook.
Apesar do lançamento da versão beta em 2018 na Índia (o maior mercado do WhatsApp), a empresa-mãe Facebook se esforçou para obter aprovação regulamentar para o serviço, impedindo um lançamento mais amplo.
O Facebook não cumpriu sua meta de que o serviço estivesse disponível em todo o país até o final do ano passado. O serviço de pagamentos via WhatsApp também foi testado no México.
O WhatsApp esperava que seu sistema de pagamentos pudesse ser usado por pessoas para pagar empresas e também transferir dinheiro para indivíduos.
O serviço seria gratuito para indivíduos, mas cobraria das empresas uma taxa de processamento de 3,99%.
Em países como Índia e Brasil, o WhatsApp geralmente serve como a principal presença online para muitas pequenas empresas. Mais de 5 milhões de comerciantes em todo o mundo usam a versão comercial do aplicativo, de acordo com a Bloomberg .
O WhatsApp ficou surpreso com a decisão do Banco Central do Brasil, uma vez que a empresa mantinha contato regular com a autoridade.
O WhatsApp iniciou um pequeno teste do serviço no país cerca de um mês antes do seu lançamento .
“Nosso objetivo é fornecer pagamentos digitais a todos os usuários do WhatsApp no Brasil usando um modelo aberto e continuaremos trabalhando com parceiros locais e o Banco Central para tornar isso possível”
afirmou o WhatsApp em comunicado à Bloomberg .
Ele acrescentou que planeja apoiar o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, que está programado para ser lançado em novembro.
O Banco Central do Brasil solicitou que a Mastercard e a Visa parassem de permitir pagamentos via Whatsapp e transferências de dinheiro por meio do aplicativo e avisou que eles poderiam enfrentar multas por não conformidade.
[crp]
Usa TELEGRAM?!
Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons