Nasa adia lançamento da Space X para Sábado (29)
Ciência

Nasa adia lançamento da SpaceX para Sábado (29)

2 Minutos de Leitura
Nasa adia lançamento da Space X para Sábado (29)

O lançamento da SpaceX no sábado é a segunda tentativa de lançar dois astronautas da NASA no espaço a partir de solo norte-americano. A tentativa de lançamento de quarta-feira foi eliminada devido ao clima. 

“O clima nos pegou”, admitiu o administrador da NASA Jim Bridenstine em um sombrio vídeo de 30 segundos no Twitter na quarta-feira. “Eu sei que houve muita decepção hoje”.

Nasa sofre com clima ruim

A NASA tem regras estritas sobre o clima para liberar lançamentos de naves espaciais e observou que existiam três violações do clima, incluindo a chance de a nave provocar ‘raios naturais’. 

Se eles pudessem esperar dez minutos além da contagem regressiva, eles poderiam ter resolvido essas três violações, segundo funcionários da SpaceX e da NASA.

Esperar até dez minutos não era uma opção, no entanto. Este lançamento foi conhecido como ‘janela de lançamento instantâneo’, significando que devido à mecânica orbital não seria possível um atraso se a tripulação quisesse chegar à Estação Espacial Internacional (ISS) a tempo e travar com precisão. 

Culpe a lei da gravidade universal de Newtown, se você quiser. (risos)

A boa notícia é que tudo o que era técnico na espaçonave e na equipe da NASA estava ‘pronto para decolar’ na quarta-feira, quando a porta da escotilha foi fechada com sucesso. 

Enquanto o tempo deste fim de semana cooperar e não acionar os cálculos de risco da NASA, a missão acontecerá no sábado. 

O tempo era a única preocupação, de acordo com a NASA durante o resumo da transmissão ao vivo.

[+] Nasa pretende trazer amostras de marte à Terra em 2033. Saiba mais

Lançamento histórico

Essa missão adiada SpaceX Demo-2 permanece histórica, como acontece no Kennedy Space Center da NASA em Cape Canaveral, Flórida. 

É o primeiro lançamento desse tipo em solo americano em quase uma década – desde que a NASA retirou o ônibus espacial em 2011.

É também a primeira vez que uma espaçonave reutilizável da SpaceX enviará astronautas da NASA para o espaço. É o nascimento de viagens espaciais humanas com apoio comercial.

Data e hora marcados

O horário oficial de lançamento do Demo-2 SpaceX está marcado para sábado, 30 de maio às 15h22 EDT, portanto, os horários nos EUA serão 14h22 CDT / 13h22 MDT / 12h22 PDT.

No horário de Brasília, 16h22 da tarde.

Você pode aparecer alguns minutos antes do tempo para apreciar a glória do foguete acendendo e nuvens de fumaça em torno da plataforma de lançamento.

A hora de lançamento da SpaceX no Reino Unido será às 20:22 BST.

Além de sintonizar a transmissão ao vivo do vídeo, você deve sair logo depois e ver se consegue vislumbrar a sonda espacial SpaceX no céu noturno por volta das 20h40 (horário de Brasília) – se isso permanecer verdadeiro no sábado (que foi o caso do lançamento de quarta-feira pelo menos [ajustamos o horário devido à pequena alteração de hora e onze minutos no horário de lançamento]).

[crp]


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias