CuriosidadesTutoriais

Intel Celeron é bom ? Conheça os principais da família de processadores

8 Minutos de Leitura
As características que levam muitos a concluir que o Intel Celeron é bom processador são as suas limitações internas, pois é é voltado para máquinas bastante básicas, onde o foco é manter o custo mais acessível.

As características que levam muitos a concluir que o Intel Celeron é bom processador, porém ele possui algumas limitações internas, pois é voltado para máquinas bastante básicas, onde o foco é manter o custo mais acessível.

A família Intel Celeron é uma linha de processadores x86 com orçamento baseada em projetos Pentium. Originalmente baseados na arquitetura Intel Pentium II , os processadores Celeron migraram ao longo do tempo para o Pentium III, Arquiteturas NetBurst (Pentium 4) e Core. 

Assim, com preços mais baixos do que seus equivalentes Pentium, os processadores Celeron têm alguns recursos avançados do processador desativados. 

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Por exemplo, os Celerons baseados em P6 tinham o multiprocessamento desativado, enquanto as CPUs mais modernas podem ter desativado as instruções Hyper-Threading, Virtualização, AES e / ou outros recursos.

Os Celerons são mais lentos que os Pentiums com clock semelhante devido ao tamanho menor do cache L2 e, possivelmente, à velocidade do barramento mais lenta. 

Os processadores Pentium ou Celeron geralmente são embalados da mesma maneira e podem ser usados ​​em placas-mãe projetadas para microprocessadores Pentium / Core. 

É fácil distinguir entre diferentes gerações de processadores Celeron para desktop, porque eles usaram diferentes tipos de pacotes. Os celerons baseados no núcleo Pentium II foram empacotados no slot 1 ou no pacote PPGA de plástico.

Os chips Intel Celeron, baseados no núcleo Pentium III, foram fabricados no pacote FC-PGA. 

A geração NetBurst de microprocessadores Celeron foi empacotada em um pacote de 478 pinos com dissipador de calor integrado. Os Celerons baseados no núcleo foram produzidos no pacote LGA (sem pinos) 775-land, compatível com o soquete 775.

Produtos Intel que já foram da linha Celeron

Além dos processadores Celeron, havia algumas famílias Intel que usavam a marca “Celeron” como parte do nome. Estes foram:

  • Celeron D – uma linha de CPUs com orçamento de desktop construídas na microarquitetura NetBurst.
  • Intel Celeron M – um grupo de famílias de microprocessadores móveis de núcleo único.
  • Celeron Dual Core – uma família de CPUs dual-core econômicas, que abrangem algumas micro-arquiteturas diferentes. Esta família acabou sendo renomeada como “Celeron”.
  • Mobile Celeron Dual Core – uma linha de microprocessadores móveis de núcleo duplo para o mercado de valor. A família está marcada agora como “Mobile Celeron”.

Para obter o desempenho médio de multiencadeamento dos CPUs Celeron, consulte as páginas de desempenho do Intel Celeron 

Lista de processadores Intel Celeron

Intel Celeron (Covington)

Muitos Celerons 266 podem ser facilmente overclockados para 400 MHz, alterando a frequência do barramento de 66 MHz para 100 MHz. Mesmo se o microprocessador não estivesse funcionando estável a 400 MHz, ainda era possível executá-lo a 333 MHz, alterando a frequência do barramento para 83 MHz.

266 MHz
sem cache L2
Pacote de processador Single Edge (slot 1)

Amostra de engenharia
Vista frontal
Imagem reduzida 2x vezes o

Celeron 266 baseado no núcleo Covington foi o primeiro processador da série Celeron. 

Embora esse processador tenha um desempenho ruim devido à falta de cache L2, muitas pessoas disseram que este intel celeron é bom porque, com seu baixo preço e alta capacidade de overclock, a CPU apresentava uma relação preço / desempenho muito boa.

Muitos Celerons 266 podem ser facilmente overclockados para 400 MHz, alterando a frequência do barramento de 66 MHz para 100 MHz. 

Mesmo se o microprocessador não estivesse funcionando estável a 400 MHz, ainda era possível executá-lo a 333 MHz, alterando a frequência do barramento para 83 MHz.

Imagem de: Intel Celeron 266 MHz

Celeron (Mendocino)

Todos os processadores Intel Celeron no pacote PPGA foram baseados no núcleo Mendocino. Mendocino foi o primeiro núcleo Intel x86 que integrou o cache de nível 2 ao núcleo (o Pentium Pro possuía o cache de nível 2 em uma matriz separada e os processadores Pentium II usavam chips de cache externos).

Todos os processadores Intel Celeron no pacote PPGA foram baseados no núcleo Mendocino. Mendocino foi o primeiro núcleo Intel x86 que integrou o cache de nível 2 ao núcleo (o Pentium Pro possuía o cache de nível 2 em uma matriz separada e os processadores Pentium II usavam chips de cache externos). 

O núcleo tinha apenas 128 KB de cache de nível 2, mas um tamanho menor de cache foi parcialmente compensado pela velocidade mais rápida do cache – estava executando duas vezes mais rápido que o cache do Pentium II nível 2.

 O núcleo Mendocino não exigia chips de cache externo, portanto, poderia caber em um pacote PPGA (Plastic Pin Grid Array) menor e mais barato. Para trabalhar com o pacote PPGA da Celeron, a Intel projetou o novo soquete de 370 pinos – soquete 370 ou PGA370.

Celeron (Coppermine)

O tamanho do cache de nível 2 não mudou em relação aos PPer Celerons mais antigos - tinha 128 KB ou metade do tamanho do cache L2 dos processadores Pentium III Coppermine.

A segunda geração de processadores Celeron compatíveis com soquete 370 foi baseada no núcleo Coppermine. Como o núcleo Mendocino, o núcleo Coppermine tinha cache de nível 2 integrado no molde.

 O tamanho do cache de nível 2 não mudou em relação aos PPer Celerons mais antigos – tinha 128 KB ou metade do tamanho do cache L2 dos processadores Pentium III Coppermine. 

O próprio cache foi aprimorado – apresentava um caminho amplo de 256 bits para o cache e apresentava menor latência que o cache dos processadores PPGA. 

Outro aprimoramento no Coppermine Celerons foi a adição de instruções SSE, que poderiam aumentar significativamente o desempenho do processador em aplicativos habilitados para SSE. 

A voltagem do núcleo dos processadores Coppermine foi reduzida de 2,0 Volt para 1,5 – 1,75 Volt, o que resultou em menor consumo de energia e processadores mais frios. 

Novo tipo de pacote desses Celerons, com a matriz do processador exposta na parte superior do chip, também permitiu um melhor resfriamento do processador. 

Os microprocessadores Coppermine Celeron exigiram o soquete revisado 370 – este soquete era mecanicamente, mas não eletricamente compatível com o PPGA Socket 370, que tornava todos os CPUs Copermine incompatíveis com muitas placas-mãe Socket 370 antigas.

Imagem de: Intel Celeron 950 MHz – RB80526RY950128 / BX80526F950128

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Celeron (Tualatin)

Ele ainda usava a tecnologia de embalagem Flip-Chip, onde a matriz do processador era montada de cabeça para baixo na parte superior da embalagem de plástico, mas nos Tualatin Celerons a matriz era coberta pelo dissipador de calor integrado.

A última geração de processadores Soquete 370 Celeron apresentou o núcleo de Tualatin com cache de 256 KB nível 2, geralmente chamado de Tualatin-256.

Tendo o dobro de cache que o Coppermine Celerons, esse intel celeron é bom pois executaram tão rápido quanto os processadores Pentium III Copermine executando na mesma frequência de barramento frontal (100 MHz). 

Além do cache de nível 2 maior, os Celerons também tiveram menor voltagem do núcleo e consumo de energia. O pacote desses processadores foi modificado. 

Ele ainda usava a tecnologia de embalagem Flip-Chip, onde a matriz do processador era montada de cabeça para baixo na parte superior da embalagem de plástico, mas nos Tualatin Celerons a matriz era coberta pelo dissipador de calor integrado.

Como as CPUs Pentium III Tualatin, os Celerons usavam uma nova interface de barramento e, embora os Celerons pudessem se encaixar em placas-mãe soquete 370 mais antigas, os processadores não podiam trabalhar nelas.

Imagem de: Intel Celeron 1.4 GHz – RK80530RY017256 / BX80530F1400256

Celeron (Willamette)

processador

Este processador intel celeron é bom à época, pois foram os primeiros Celerons baseados na microarquitetura NetBurst. As CPUs Willamette Celeron apresentavam barramento frontal de 400 MHz, pipeline longo de 20 estágios, instruções SSE2 e previsão de ramificação aprimorada.

Esses processadores Celeron foram produzidos usando a tecnologia de 0,18 mícron e tinham a mesma voltagem que os processadores Pentium 4 Willamette. 

O tamanho do cache de nível 2 nos microprocessadores Celeron era duas vezes menor que no Pentium 4, o que resultou em um desempenho 10% menor dos processadores Celeron. 

O cache L2 menor foi a única diferença dessas CPUs dos processadores Pentium 4 com o mesmo núcleo.

Imagem de: Intel Celeron 1.6 GHz – RK80531RC025128

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Celeron (Northwood)

processador

A próxima geração de microprocessadores da marca Celeron foi baseada no núcleo Pentium 4 Northwood.

Esses Celerons foram produzidos com tecnologia de 0,13 mícron e tinham quase a mesma microarquitetura que os microprocessadores Pentium 4 Northwood, com algumas exceções.

 Embora o tamanho do cache L2 tenha dobrado nos processadores Pentium 4 Northwood, o Northwood Celerons tinha o mesmo cache L2 de 128 KB que seus antecessores – Willamette Celeron. 

A freqüência do barramento frontal dos processadores Celeron também permaneceu inalterada.

Os microprocessadores Celeron não incluíam a tecnologia Hyper-Threading presente em todas as CPUs Pentium 4 Northwood com FSB de 800 MHz. 

Do lado positivo, os Northwood Celerons tinham uma voltagem mais baixa do que seus processadores Willamette, como resultado, os processadores Northwood ficaram mais frios.

 As CPUs Celeron foram empacotadas no pacote FC-PGA2 de 478 pinos com dissipador de calor integrado,

Imagem de: Intel Celeron 2.1 GHz – RK80532RC045128 / BX80532RC2100B

Celeron (Conroe-L)

processador

A família Celeron série 400 foi a primeira família de CPUs de desktop de baixo custo baseadas na microarquitetura Core.

 Os processadores da série 400 incluem recursos básicos da microarquitetura Core – processamento de 64 bits, bit Execute Disable, previsão de ramificação aprimorada, suporte para SSE3 e SSE3 suplementar, barramento frontal com quatro bombas e outros. 

Como de costume em todos os processadores de orçamento, esses Celerons não incluem tantos recursos nem têm recursos inferiores em comparação com as CPUs de alto desempenho para desktop. 

A série Celeron 400 inclui apenas um núcleo de CPU, cache pequeno de 512 KB nível 2 e não possui a tecnologia SpeedStep aprimorada.

Imagem de: Intel Celeron 430 – HH80557RG033512 / BX80557430 / BXC80557430

Intel Celeron (Conroe-CL)

O Celeron 445 é o único microprocessador da marca Celeron conhecido com núcleo Conroe-CL. 

Como o nome do núcleo sugere, é uma variação do núcleo de Conroe e empresta todos os principais recursos desse núcleo: Execução dinâmica ampla com capacidade de executar até 4 instruções por ciclo, cache de nível 1 de 64 KB, cache de nível 2 de 64 KB, 64 de instruções de 4 bits e extensões SSE / 2/3 com Advanced Digital Media Boost, que aprimoram o desempenho das instruções SIMD de 128 bits. 

O processador Celeron 445 possui apenas um núcleo e é executado a 1,86 GHz. 

A CPU possui FSB mais rápido que os processadores Controe-L – 1066 MHz, em vez de 800 MHz, para a série Celeron 400. 

O modelo 445 também inclui as tecnologias Virtualization e SpeedStep, que não estão presentes nas CPUs da série Celeron 400. Apesar de sua marca, o Celeron 445 foi projetado para servidores, ainda que baratos,

Celular Celeron (Mendocino)

Intel Mobile Celeron 433 MHz - KC80524KX433128

Os microprocessadores Celeron móveis com núcleo Mendocino compartilham muitos recursos com as CPUs Mendocino para desktop. 

Todos os Mendocino Celerons são baseados na microarquitetura P6, possuem cache de nível 1 de 32 KB, integram cache de nível 2 de 128 KB em execução na velocidade da CPU e, como quase todas as outras CPUs P6, suportam instruções MMX. 

Os Celerons móveis têm um consumo de energia muito menor do que os processadores Mendocino de mesa, em parte devido à menor voltagem do núcleo (1,6 Volt em vez de 2 Volt para os processadores de mesa) e em parte devido a dois novos modos de economia de energia – Início Rápido e Sono Profundo. 

As CPUs Mobile Mendocino são empacotadas em pacotes micro-PGA de 615 pinos ou BGA de 615 bolas – esses pacotes são muito menores que o pacote PPGA de 370 pinos de microprocessadores de mesa.

Imagem sobre: ​​Intel Mobile Celeron 433 MHz – KC80524KX433128

Veja também: [+] Cursos de Lógica de Programação com super desconto na Udemy.

Mobile Celeron Module

Intel Mobile Celeron 400 MHz MMC-1 - PMH40001001ES

Pacote MMC-1 de
cache L2 de 400 MHz e 128 KB Amostra de engenharia Vista superior Imagem reduzida 2x vezes

Imagem sobre: ​​Intel Mobile Celeron 400 MHz MMC-1 – PMH40001001ES

Intel Celeron móvel (Coppermine)

Intel Mobile Celeron 750 MHz - KP80526NY750128 / BXM80526B750128

Cache L2 de 750 MHz e 128 KB
micro-PGA2 de 495 pinos

Imagem de: Intel Mobile Celeron 750 MHz – KP80526NY750128 / BXM80526B750128

Celeron móvel (Coppermine-T)

Os microprocessadores móveis Coppermine-T combinam recursos de dois núcleos diferentes da Celeron: Coppermine e Tutalatin. 

Como os processadores Coppermine, as CPUs Coppermine-T são fabricadas com tecnologia de 0,18 mícron, têm o mesmo tamanho e de caches L1 e L2, recursos similares da CPU e aproximadamente a mesma voltagem principal e consumo de energia. 

Diferentemente do núcleo Coppermine, o núcleo Coppermine-T usa um barramento de sistema AGTL de baixa potência mais recente e pode funcionar em placas-mãe projetadas para processadores Tualatin. 

A freqüência do barramento de Coppermine-T Celerons foi aumentada de 100 MHz para 133 MHz, e dois modos de baixa potência – Stop Grant e Sleep – foram removidos.

 Os processadores Coppermine-T foram empacotados em pacotes micro-FCPGA de 478 pinos e micro-FCBGA de 479 bolas, que são os mesmos pacotes das CPUs móveis Tualation.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Celular Celeron (Northwood)

Intel Mobile Celeron 2 GHz - RH80532NC041256

FSB de 2 GHz a 400 MHz e
cache L2 de 256 KB
micro-FCPGA de 478 pinos

Imagem sobre: ​​Intel Mobile Celeron 2 GHz – RH80532NC0412

Clique aqui para notícias da empresa Intel

[crp]


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


3 comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias