
A disseminação de mensagens Fake News no WhatsApp caiu 70% como resultado dos novos limites de encaminhamento da empresa, informa o TechCrunch .
[+] Pedido de urgência a projeto de combate a Fake News é vetado na Câmara dos Deputados
As novas medidas foram introduzidas no início de Abril em resposta à disseminação de informações errôneas relacionadas ao Coronavírus no serviço.
As alterações significavam que qualquer mensagem já encaminhada por cinco ou mais pessoas agora pode ser encaminhada apenas para uma única pessoa ou grupo.
A notícia significa que o novo limite de encaminhamento de mensagens do app está diminuindo com êxito a propagação de Fake News no Whatsapp. No entanto, é impossível saber quantas dessas mensagens contêm as informações erradas que o WhatsApp está tentando interromper, contra quantas delas são conselhos úteis ou memes inofensivos.
[+] Facebook desativa perfis que espalhavam notícias falsas sobre Amazônia. Saiba mais
Luta contra o Coronavírus
Fake News no Whatsapp sobre cura do Coronavírus

Como evitar a disseminação de Fake News no Whatsapp ?
Bem, o WhatsApp enfrentou intenso escrutínio sobre o papel de seus serviços na disseminação de informações erradas durante a pandemia.
Os grupos do WhatsApp podem conter até 256 participantes, o que significa que as mensagens podem se espalhar rapidamente entre um grande número de usuários.
No mês passado, a CNN e outras organizações de notícias relataram que o serviço estava sendo usado para compartilhar informações erradas sobre curas por coronavírus, e o governo indiano pediu ao WhatsApp e outras empresas de mídia social que fizessem mais para controlar a disseminação da desinformação viral em suas plataformas.
[+] Pedido de urgência a projeto de combate a Fake News é vetado na Câmara dos Deputados
“Vimos um aumento significativo na quantidade de encaminhamento que os usuários nos disseram que podem se sentir esmagadores e podem contribuir para a disseminação de informações erradas”, disse a empresa quando anunciou as novas medidas. “Acreditamos que é importante diminuir a propagação dessas mensagens para manter o WhatsApp um lugar para conversas pessoais”.
Não é a primeira vez que o WhatsApp introduz alterações para ajudar a diminuir a disseminação de informações erradas. Em 2018, começou a rotular as mensagens encaminhadas para informar que a pessoa de quem você recebeu uma mensagem pode não ser o remetente original e, no ano passado, introduziu um limite de encaminhamento para cinco pessoas .
O serviço também promoveu o uso de um bot da Organização Mundial de Saúde para fornecer informações verificadas sobre a pandemia de COVID-19.
Veja também
Usa TELEGRAM?!
Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons