Ubuntu 20.04 LTS é lançado. Confira as novidades
Linux

Ubuntu Linux: Entendendo sua história

4 Minutos de Leitura
Ubuntu Linux: Entendendo sua história

O Ubuntu Linux sem dúvidas é uma das distribuições Linux mais famosas existentes. Você que utiliza sistemas operacionais da família Linux certamente já ouviu falar no Ubuntu. Vamos ver um pouco de sua história hoje.

Antes de falar de fato sobre o Ubuntu, que muitos conhecem simplesmente por Ubuntu Linux, é preciso falar sobre onde começou isso tudo, o kernel Linux de fato.

Bem… quando Linus Torvalds criou o Linux, certamente não sabia da importância que esse projeto teria para o universo da computação e da Tecnologia da Informação (TI).

[+] Subsistema Linux (WSL) agora está disponível na Microsoft Store para Windows 11. Saiba mais

Graças à sua iniciativa, o Linux está presente em centenas de milhares de servidores, computadores pessoais e dispositivos portáteis em todo o mundo. Em uma das suas “principais formas”, que é o Ubuntu Linux.

O que é o Linux ?

Para muita gente, o Linux é meramente um sistema operacional. Essa definição não está totalmente correta. Na verdade, o Linux é parte de um todo, mais precisamente, é um kernel de código-fonte* aberto, que foi — e é desenvolvido — ao longo do tempo graças à colaboração voluntária de desenvolvedores de várias partes do mundo.

Ok, e o que é Kernel?

O Kernel pode ser entendido como o núcleo do sistema operacional, isto é, como a parte essencial deste. Cabe ao kernel fazer a intermediação entre o hardware e os programas executados pelo computador.

Isso significa que a junção do kernel mais os softwares que tornam o computador usável (drivers, protocolos de comunicação, entre outros), de acordo com a sua aplicação, é que formam o sistema operacional em si.

Ubuntu: Uma distribuição Linux

Ok… mas então qual é a relação Ubuntu x Linux ? Bem, o Ubuntu é o que chamamos de uma distribuição Linux.

Uma distribuição Linux, a muito grosso modo, é uma versão diferente do Sistema Operacional, baseado no Projeto GNU, que por sua vez, utiliza o Kernel Linux.

NOTA: Para o texto não ficar muito extenso, não entraremos aqui no mérito de como os sistemas operacionais baseados em Linux são implementados. Deixemos este assunto para outra oportunidade.

[+] Microsoft transforma subsistema do Windows para Linux em aplicativo do Windows 11. Saiba mais

Voltando ao assunto, a definição de distribuição Linux surgiu quando empresas e pessoas começaram a usar o kernel e criar programas para interagir com ele. Estes programas, por consequência, foram disponibilizados para outras pessoas e outras pessoas….

Assim foram surgindo às milhares de distribuições Linux. Sem falar que usar Linux no início era apenas para os experts. Então, por que não criar uma “versão do Linux” que seja fácil para todos usarem ?

Além do mais, para o Linux ser uma alternativa como uma solução para as empresas e pessoas, ele teriam que ser fácil de instalar e configurar igual aos concorrentes.

Então, visando facilitar a tarefa de instalação do Linux, é que se criaram distribuições pré-compiladas e disponíveis em cd-rom ou via download em sites na Internet ou em revistas especializadas da área de informática.

Por que existem tantas distribuições Linux ?

Certamente você já ouviu falar de muitas distribuições Linux. Mas afinal de contas, por que tanta distribuição Linux? Bem, cada usuário sente uma necessidade especifica para usar sua distro, seja por facilidade, praticidade e flexibilidade do sistema.

Sendo assim, quando surgiram as primeiras distribuições Linux, nem todos poderiam usar, porque elas teriam que ter muito conhecimento e estudo, geralmente quem usava essas primeiras distribuições Linux eram estudantes de computação ou programadores.

[+] Desenvolvedores criam “Windows 11 gratuito" baseado em LinuxFX para usuários brasileiros. Entenda

Mas ao passar do tempo viu-se a necessidade de tornar o sistema fácil, onde todos poderiam usar sem precisar saber muito de computação ou programação.

Lançamento do Ubuntu

O lançamento do Ubuntu foi anunciado pela primeira vez em setembro de 2004. O Ubuntu cresceu e se tornou a mais popular distribuição Linux de desktop e contribuiu grandemente para o desenvolvimento de uma ferramenta easy-to-use e sistema operacional livre de desktop que pode competir bem com qualquer outro disponível no mercado. 

O Ubuntu Linux foi produzido pela empresa africana Canonical, fundada pelo sul-africano Mark Shuttleworth. Sua filosofia difere dos demais sistemas por defender que ele seja usado pelas pessoas em suas línguas locais. Além do mais, ele pode ser personalizado de forma a atender toda e qualquer necessidade do usuário.

[+] Microsoft transforma subsistema do Windows para Linux em aplicativo do Windows 11. Saiba mais

Do ponto de vista técnico, o Ubuntu é baseado no Debian “Sid” (versão instável), mas com alguns pacotes importantes, como GNOME, Firefox e LibreOffice, atualizados para suas versões mais recentes. 

Tem uma agenda de lançamento de 6 meses, com um Term Support ocasionais (LTS) liberação que é suportado com atualizações de segurança para 3-5 anos, dependendo da edição são apoiados por 18 meses.

Ubuntu Live CD

Outras características especiais do Ubuntu incluem um CD ao vivo instalável, obras de arte criativas e temas desktop, assistente de migração para usuários Windows.

Além disso, possui suporte para as mais recentes tecnologias, como efeitos de desktop 3D, fácil instalação de drivers de dispositivos proprietários para placas e NVIDIA gráficos e de rede sem fio, e on-demand apoio para não-livre ou coberto por patentes, codecs de mídia.

Por fim, o Ubuntu possui diversas outras funcionalidades como uma Loja de Aplicativos personalizada, uma interface gráfica muito agradável ao usuário e diversas outras. Com certeza falaremos destas em outra oportunidade.

Sem taxas de licenciamento e com as liberdades do software livre, o Ubuntu é perfeito para o ambiente educacional, pois é seguro, efetivo, confiável, de fácil instalação e uso. O Ubuntu é e sempre será gratuito.

Até a próxima!

[+] Subsistema Linux (WSL) agora está disponível na Microsoft Store para Windows 11. Saiba mais


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias