Governo iraniano planeja ataques de espionagem cibernética no Kwait e Arábia Saudita
Segurança Digital

Trabalho Home Office: Dicas de segurança online

2 Minutos de Leitura
Trabalho Home Office: Dicas de segurança online
Segurança no Trabalho Home office.

Devido a pandemia do Coronavírus, o trabalho home office (trabalho remoto) tornou-se cada vez mais presente em nossa realidade.

Diante disso, com muitas pessoas trabalhando remotamente, a internet se tornou ainda mais valiosa. Nestes tempos de instabilidade, é importante termos certeza de que estamos usando a internet com segurança!

Devemos estar cientes que há muitos tipos de malware, como os vírus, spyware, adware e ransomware, que podem infectar o computador. Contudo, tomar as medidas certas pode minimizar o risco de você ser uma vítima e tornar a navegação pela internet muito mais segura.

Trabalho Home Office com navegadores seguros

Os navegadores de internet mais populares são: Internet Explorer, Firefox, Google Chrome e Safari. Todos eles oferecem programas, configurações, atualizações e outras funções que ajudam a proteger as vulnerabilidades e alertam sobre possíveis ameaças.

[+] Segundo MCom, 16 capitais brasileiras já podem operar o 5G em julho. Entenda

Além disso, disponibilizam a instalação de um software para ajudar ainda mais a segurança do seu navegador de internet, como o Spybot Search & Destroy, Web of Trust e o Symantec Endpoint Protection.

Home Office: Dicas de segurança

Uma boa prática no trabalho home office é entrar apenas em sites seguros, por exemplo, endereços que começam com “http://“. O “s” significa que ele é proveniente de um “nível seguro” – em outras palavras, de uma página que codifica os seus dados.

NOTA: Entenda os motivos de usar HTTPS no texto “Porque você deve utilizar HTTPS em seu site. Confira 3 dicas”. CLIQUE AQUI e confira.

Home Office: Dicas de segurança
Utilize os mecanismos de busca certos.

Navegação anônima e Ferramentas de busca

Não confie apenas na navegação privada/anônima: Isso não impede que alguém monitore a sua atividade on-line, muito menos oculta completamente sua identidade.

O seu administrador de rede e o seu fornecedor de serviços de Internet ainda conseguem identificá-lo, por exemplo.

Tente utilizar outras ferramentas de busca: O DuckDuckGo é um bom exemplo de um site que não grava endereços IP e não utiliza cookies, nem mesmo transmite informações de referência para os sites que você visitar.

Utilize serviços de VPN

Considere utilizar uma rede privada virtual (VPN): A utilização de uma VPN durante a navegação aumenta consideravelmente a segurança.

Embora eles sejam normalmente utilizados pelas empresas, vários serviços de VPN podem ser adquiridos para serem utilizados em dispositivos pessoais.

Utilize diferentes navegadores para diferentes atividades:  Se algum malware quiser atacar você comprometendo um navegador da internet que você utiliza, ele ainda não conseguirá transitar de um navegador da internet para outro.

Então, por exemplo, você pode utilizar o Firefox para sites de navegação em geral e de compras, como a Amazon, e o Safari/Google para sites que não requerem informações sensíveis, como música em streaming ou sites de informação como a Wikipédia.

Assim, você pode ter um browser dedicado, como o Mozzila Firefox, apenas para informações confidenciais e para gerenciar sua conta bancária online, por exemplo.

[+] Prazo liberação da faixa de 3,5 MHz da tecnologia 5G aumenta em 60 dias. Saiba mais


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias