SpaceX lança 60 satélites Starlink em foguete Falcon 9
Ciência

[VÍDEO] SpaceX lança 60 satélites Starlink em foguete Falcon 9

2 Minutos de Leitura
SpaceX lança 60 satélites Starlink em foguete Falcon 9
Foto: SpaceX / Divulgação

A SpaceX lançou na quarta-feira mais 60 naves espaciais para ingressar na frota de satélites Starlink, transmitindo sinais de banda larga ao redor do mundo, enquanto os engenheiros da empresa se aproximam da estreia de um para-sol que pode reduzir os impactos dos satélites na astronomia terrestre.

Montando 1,7 milhão de libras de empuxo de nove motores principais de Merlin, um foguete Falcon 9 decolou às 16:30 (horário de Brasília) quarta-feira da plataforma 39A no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida.

O lançador do Falcon 9, com 70 metros de altura, inclinava-se em uma trilha a nordeste da Costa Espacial da Flórida e disparava por uma fina camada de nuvens altas a caminho da órbita.

Confira o momento do lançamento

SpaceX realiza missão com sucesso

O lançamento bem-sucedido quarta-feira marcou o 84º voo de um foguete Falcon 9 desde junho de 2010.

Isso torna o Falcon 9 da SpaceX o lançador americano de classe orbital mais voado atualmente em operação, excedendo as 83 missões realizadas pelo foguete Atlas 5 construído pelo rival United Launch Aliança.

[+] Filme Lightyear contou com colaboração da NASA. Entenda os detalhes

Foi o primeiro lançamento do Falcon 9 desde 18 de março, quando um dos nove motores booster Merlin do Falcon 9 foi desligado prematuramente. O foguete conseguiu se recuperar da falha do motor e ainda colocou sua carga útil de 60 satélites Starlink na órbita planejada.

Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, disse na quarta-feira que o problema do motor foi causado por uma “pequena quantidade de álcool isopropílico (líquido de limpeza)” preso em uma “perna morta do sensor” ou em uma área onde não podia fluir. O fluido inflamado em voo, fazendo com que o motor seja desligado automaticamente.

Lauren Lyons, engenheira da SpaceX que organizou o webcast de lançamento da empresa, disse que as equipes de terra não realizaram esse procedimento de limpeza específico no foguete Falcon 9 usado na quarta-feira.

Missões anteriores fracassaram

Veja vídeo em que foguete SpaceX explode em processo de decolagem
Foguete explode em processo de decolagem.

Durante a fase de testes do projeto da SpaceX, a NASA teve algumas pequenas falhas na nave espacial, o que acabou atrasando um pouco o lançamento do projeto.

Quando ainda encontrava-se em fase de testes, por exemplo, uma falha técnica no foguete causou uma explosão da nave SpaceX. Inclusive, foi postado um vídeo impressionante com momento em que o foguete pega fogo.

Confira o momento da explosão da nave SpaceX CLICANDO AQUI.

[+] NASA vai estudar fenômenos aéreos não identificados. Entenda

Planos de missões para o futuro

SpaceX: Missões para o futuro
Foto: SpaceX / Divulgação

Com o lançamento de quarta-feira, a SpaceX entregou 422 satélites Starlink ao espaço, incluindo dois protótipos que agora estão sendo desorbitados.

Desde maio passado, a SpaceX orbita 420 naves espaciais Starlink. Três dessas estações de retransmissão não estão mais em órbita, de acordo com dados de rastreamento militar dos EUA publicamente disponíveis.

O próximo lançamento do Starlink da SpaceX depois de quarta-feira pode acontecer logo no início de maio em outra missão de foguete Falcon 9 de Cabo Canaveral.

Confira tudo sobre o possível lançamento que deve ser realizado em Maio CLICANDO AQUI.


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias