Pessoa programando
Linguagens de programação

Veja as 5 linguagens de programação mais usadas no mercado

4 Minutos de Leitura
Códigos de programação em um computador
Aprender diferentes linguagens de programação amplia possibilidades de atuação do profissional

Quem pretende seguir carreira na área deve, primeiramente, se dominar várias tecnologias. Com isso, torna-se essencial para nós programadores entender quais são as linguagens de programação mais usadas no mercado.

Bem, com o mundo cada vez mais tecnológico, quem tem conhecimento sobre o funcionamento das máquinas e entende os processos por trás de sistemas operacionais garante uma vantagem competitiva no mercado.

Dominar diferentes linguagens garante ao profissional a flexibilidade de atuar em diferentes projetos. No entanto, o mundo da programação é muito diverso.

Por conta disso, é comum se sentir perdido quando se está começando a estudar sobre o assunto. Quais são as linguagens de programação mais usadas? Quais se adequam melhor às necessidades atuais do mercado?

Esses são questionamentos que devem ser considerados por quem almeja atuar como programador. Pensando nisso, listamos as cinco linguagens de programação mais usadas no mercado.

Todas elas integram o Relatório de Habilidades para Desenvolvedores do HackerRank 2020, publicado em fevereiro. Entenda um pouco mais sobre cada uma delas e como são utilizadas.

VEJA TAMBÉM: Confira 10 cursos gratuitos para aprender programação

Java

Dentre as linguagens de programação mais usadas, temos o Java. A linguagem Java é bastante popular entre os programadores. Umas das principais vantagens dessa linguagem é a portabilidade, pois permite programar em qualquer lugar e em diferentes tipos de aparelho.

Além disso, a linguagem de programação Java possibilita o desenvolvimentos de programas multitarefa, facilidades de internacionalização — aceita caracteres unicode —, pode ser distribuída em um vasto conjunto de biblioteca, entre outras vantagens.

Atualmente, o Java é muito usado no desenvolvimento de programas para Android e para a web. De forma que é um conhecimentos muito requisitado no mercado de trabalho.

[+] Worktalks: evento de carreiras da Catho terá painel focado em Tecnologia. Saiba mais

JavaScript

Certamente, o Javascript é um conhecimento muito valorizado no mercado de trabalho. Essa linguagem de programação possibilita a criação de páginas interativas na web e é usada na maioria dos sites. Além disso, os principais navegadores da web dispõem de mecanismo específico para a execução do JavaScript.

Uma das principais vantagens dessa linguagem é que ela permite ao programador criar mais interatividade na página, o que torna a experiência de navegação mais atrativa para o usuário. E ainda: ela se adapta bem tanto ao desktop, quanto ao mobile.

Outros pontos positivos para o JavaScript é sua simplicidade e facilidade de utilização. Um projeto desenvolvido a partir do JavaScript é de fácil compreensão para desenvolvedores envolvidos em diferentes processos, seja um dev front-end, back-end ou full stack.

VEJA TAMBÉM: Universidade Estácio oferece cursos grátis de programação

Python

A linguagem Python foi desenvolvida, justamente, com a proposta de produzir códigos bons e fáceis. O principal objetivo é garantir ao programador o desenvolvimento de um projeto com boa legibilidade, de maneira produtiva.

O principal motivo pelo qual o Python se destaca no mercado atual é o fato dele ser usado para o desenvolvimento de projetos de machine learning. Em alta no mercado — e com perspectivas de mais crescimento —o machine learning permite a automação das máquinas para análise de dados, por meio da Inteligência Artificial.

Dessa forma, a principal vantagem dessa linguagem de programação é permitir que os desenvolvedores trabalhem focados nas lógicas de programação e resolução de problemas. Isso porque a sintaxe clara e fácil torna seu uso mais prático.

PHP

O PHP é uma linguagem de programação gratuita, de código aberto. Os programadores podem utilizá-la para coletar dados por meio de formulários, enviar e receber cookies, além de outras funcionalidades na web, inclusive o desenvolvimento de sites e extensões para aplicativos.

O PHP permite, por exemplo, a criação de plugins para o WordPress o CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais usado no mundo. Além disso, o PHP ainda pode ser embutido em documentos HTML.

Por ser versátil e intuitiva, a linguagem é usada tanto por programadores mais experientes como por quem está aprendendo. Por esses motivos essa é uma das linguagens de programação mais usadas em todo o mundo.

Por sinal, caso você tenha interesse em aprender PHP, nós do Programadores Brasil indicamos em outra oportunidade um super curso de PHP. Confira abaixo:

VEJA TAMBÉM: Curso PHP: Aprenda a programar

C++

O C++ é uma linguagem de programação mais tradicional e é muito usada no Arduíno. Apesar de bem estruturada, trata-se de uma linguagem flexível, o que torna a programação mais simples.

No entanto, tal característica não dispensa atenção do programador, pois, ainda assim, esse está passível de cometer erros.

Sua popularidade deve-se ao fato de que a linguagem é muito utilizada para desenvolvimento de jogos para computador, além de sistemas integrados. Outro motivo é o C++ rodar em diferentes dispositivos, inclusive os mais leves.

O bom desempenho da linguagem também garante a ela uma boa imagem no mercado. Outra vantagem é a variedade de códigos que podem ser utilizadas, uma vez que se pode fazer uso de vários da linguagem C.

Programas como Adobe Photoshop, MySQL, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Microsoft Windows, entre outros saão feitos, se não em sua totalidade, em partes em C++.a

E aí, o que achou da nossa lista de linguagens de programação mais usadas? Deixe sua opinião nos comentários!

[+] Segundo pesquisa, oferta de vagas no setor de TI tiveram um salto de 136% em 2021. Saiba mais


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias