Inteligência Artificial poderia ser mais bem explorada, diz pesquisa
Curiosidades

Inteligência Artificial poderia ser mais bem explorada, diz pesquisa

2 Minutos de Leitura
Diversos setores do mercado não veem ainda a Inteligência Artificial como realidade.
Diversos setores do mercado não veem ainda a Inteligência Artificial como realidade.

Existem diversas vertentes de opinião sobre o impacto que a Inteligência Artificial causará no mercado de trabalho. Existe uma corrente que afirma, por exemplo, que os postos de trabalho pouco a pouco serão tomados pela IA.

[+] Inteligência Artificial pode ganhar regulamentação no Brasil. Entenda

Fato é que muitas funções – na maioria aquelas repetitivas – já são automatizadas. Atendimento em call centers, linhas de produção, corretagem de imóveis são alguns exemplos. Atividades intelectuais também podem ser feitas por máquinas.

É o caso, por exemplo, do IBM Watson, um projeto da IBM capaz de interpretar laudos médicos, pareceres jurídicos e atuar em Call Center.

Sendo assim, é o caso de se preocupar com o futuro do seu emprego? Seria este o motivo de a Inteligência Artificial não ser tão bem explorada no mercado ?

Inteligência Artificial no mercado

Diante deste cenário a KPMG preparou uma pesquisa sobre como a Inteligência Artificial poderia ser mais bem explorada no mercado. Confira a pesquisa completa clicando aqui.

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Leia mais sobre a empresa clicando aqui.

Recurso tecnológico que poderia ser mais bem explorado

A Inteligência Artificial poderia ser mais bem explorada.
A Inteligência Artificial poderia ser mais bem explorada.

Segundo a pesquisa realizada pela KPMG, a maioria dos especialistas da indústria de tecnologia (57%), transporte (69%), assistência médica (52%) e varejo (64%) consideram que a Inteligência Artificial (IA) é ainda mais euforia do que realidade no momento.

Contudo, empresas com serviços financeiros (42%), aparecem como exceção. Neste, a ampla maioria confia na capacidade da IA ​​ajudar a resolver desafios relevantes, como detectar fraudes.

Segundo Frank Meylan, sócio-líder de AI, Cognitive & Customer Experience da KPMG no Brasil: “A pesquisa nos ajuda a entender melhor aspectos problemáticos, riscos emergentes e desafios das empresas. A inteligência artificial vem causando impactos relevantes no mercado.”

Inteligência Artificial é uma promessa real

A pesquisa revelou ainda que a Inteligência Artificial é uma promessa real, com oferta de benefícios substanciais para clientes e usuários finais, o que inclui benefícios futuros potencialmente transformacionais.

Para atender às expectativas crescentes, no entanto, as empresas precisam ser mais agressivas no suporte à IA.

“Na próxima década, espera-se que ela transforme ainda mais os negócios e proporcione benefícios tangíveis para empresas, funcionários e consumidores”, continua Frank.

[+] Tecnologia e sustentabilidade: barco robótico habilitado com IA limpa rios e portos

Setor de Tecnologia na liderança

Outra conclusão é que o setor de tecnologia está liderando esse processo, com mais da metade (63%) dos entrevistados relatando que a adoção da IA está entre moderada e totalmente funcional em suas organizações.

Para os próximos cinco anos, 64% dos especialistas deste setor acreditam que os consumidores não dependerão mais dos bancos tradicionais para acessar dinheiro.

No varejo, 56% dos entrevistados acreditam que, nos próximos dois anos, a IA causará o maior impacto na inteligência do cliente e 80% dizem que a IA já está aliviando problemas de atendimento ao cliente.

Importância na área da saúde e transporte

Se consideradas as respostas dos entrevistados que atuam no setor de saúde, a ampla maioria (90%) acredita que a tecnologia de IA melhorará a experiência do paciente e terá o maior impacto no diagnóstico (47%), gerenciamento de registros eletrônicos de saúde (41%) e tarefas robóticas (40%).

No transporte, 82% dos profissionais do setor acreditam que o governo deve estar envolvido na regulamentação da IA ​​em certa medida e 77% acreditam que a AI é uma ameaça direta à segurança e à privacidade dos dados do consumidor.

E você, você acha que a Inteligência Artificial tem potencial para ser melhor explorada? Sua empresa, escola ou faculdade utiliza algum recurso de Inteligência Artificial ? Deixe nos comentários !

[+] Aplicação em IA é capaz de traduzir pensamentos em imagens. Entenda


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias