Home Office: Como manter sua produtividade - Programadores Brasil
Mercado de TI

Home Office: Como manter sua produtividade

3 Mins read
Home Office: Como manter sua produtividade
Como manter sua produtividade no trabalho Home Office.

Nos dias atuais, o modelo de Trabalho Home Office vem sendo adotado cada vez mais pelas empresas. Dessa forma, muitos trabalham de dentro de sua própria casa.

Inclusiva, segundo matéria publicada aqui mesmo no Programadores Brasil, esta modalidade de trabalho tornou-se muito popular na China e nos EUA. CONFIRA A MATÉRIA AQUI.

O Home Office, também considerado um Trabalho Remoto, significa a possibilidade de exercer suas atividades de trabalho em qualquer local, através de meios facilitados pela internet. Inclusive te possibilita trabalhar em casa.

Trabalhar em casa, por exemplo, nos permite uma infinidade de possibilidades de organização. Isso significa que podemos adotar diversas práticas para facilitar ou tornar mais confortável o trabalho remoto.

Como manter a produtividade no Trabalho Home Office

Crie seu próprio escritório para trabalhar em casa
Crie seu próprio escritório para trabalhar em casa

Nós do Programadores Brasil separamos algumas dicas do Fábio Bier, gerente de RH para América Latina da Husqvarna, sobre como manter sua produtividade no trabalho Home Office.

Por sinal, se você estiver buscando uma vaga Home Office, nós fizemos aqui no Programadores Brasil uma matéria especial, indicando 5 sites para você encontrar sua vaga Home Office. CONFIRA A MATÉRIA AQUI.

1 – Ache um lugar confortável

Nem todos terão o espaço adequado para trabalhar em casa, mas em uma emergência é necessário improvisar. Uma mesa de altura adequada, uma cadeira em que se sinta confortável. 

Faça desse local seu escritório. E, se mora com a família, peça que respeitem esse local como seu escritório nos próximos dias.

2 – Faça acordos com familiares

Ainda no contexto de trabalhar em casa, informe a seus parentes quais são seus horários de trabalho e suas pausas. Explique também a importância do trabalho Home Office e peça respeito ao seu escritório temporário.

Se você faz pausas para um cafezinho na empresa, faça o mesmo em casa, mas volte logo à rotina de trabalho para não se distrair em conversas ou problemas familiares que possam tirar seu foco.

Se você tem crianças em casa, melhor escolher um cômodo reservado para trabalhar – não se espante se elas não entenderem a situação.

3 – Teste seus recursos de tecnologia

Para poder trabalhar em casa com boas condições, verifique se o notebook da empresa está devidamente configurado, sua conexão à internet e se recursos como VPN, chats, e-mails estão funcionando com excelência. 

Se tiver problemas contate logo o help desk de sua empresa – tempo é dinheiro, e esses problemas tecnológicos costumam nos tomar um tempo razoável.

4 – Mantenha sua rotina diária de trabalho

Comece a trabalhar no horário de sempre, vista-se de forma adequada caso alguém queira vê-lo pela webcam. Aliás, acorde com tempo suficiente para começar a trabalhar com o ânimo de sempre, como seus colegas estão acostumados.

Você pode até pensar que não, mas a depender de seu tom de voz, vão pensar que você está trabalhando em “slow motion”. Preserve sua imagem, mesmo virtualmente.

5 – Mantenha-se conectado com sua equipe

Será que sairemos desta fase especialistas em encontros virtuais? Gostemos ou não da experiência, o fato é que não podemos perder nossas conexões.

Continue questionando e se envolvendo nas decisões. Está tudo muito parado? Faça você o movimento, envie um e-mail, uma mensagem indagando por que está tudo tão calado.

Continue sorrindo, pois, mesmo do outro lado da tela, precisamos mais do que nunca contar uns com os outros.

[+] Company Hero abre oportunidades para profissionais de TI, após recebimento de aporte de R$3,2 milhões. Confira

6 – Faça coisas de sua rotina anterior

Tanta notícia ruim, o caos lá fora, isso pode gerar em você um estado de tristeza e até desencadear quadros depressivos – o que não ajuda nada com a produtividade.

Trabalhar em casa é muito diferente ? O que é possível fazer da rotina que você tinha? Ouvir as músicas de que você gosta quando estava indo para o trabalho? Estudar inglês na hora do almoço? Olhar as redes sociais no fim da tarde? Não deixe que a rotina de trabalho emende com a rotina familiar. Continue fazendo o máximo de coisas possível que te deem prazer.

7 – Faça novas coisas

Se queria começar um curso on-line, agora talvez com a economia de tempo no trânsito você tenha finalmente espaço na agenda. Quem sabe não seja a hora de saber mais sobre Mindfulness por exemplo.

Aproveite para conhecer coisas novas, que talvez permaneçam para sempre depois que essa fase passar.

E você, achou estas dicas de como manter a sua produtividade no trabalho Home Office úteis? Já colocou algumas delas em práticas ? Deixe aqui nos comentários!

[+] Ataques virtuais crescem 50% com o aumento do Home Office


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Empresas oferecem diversas vagas de emprego na área de Tecnologia. Também há chances para oportunidades de estágio no setor. Confira

Vagas na área de TI da PUCRS: universidade oferece 35 oportunidades, com possibilidade de trabalho remoto. Confira

Vagas de emprego na área de TI: empresa de Tecnologia, Qiness, abre 730 oportunidades no Brasil e exterior. Veja como concorrer

Dell oferece programa de relacionamento e vantagens para profissionais de TI, com diversos benefícios. Conheça

Parceria entre Softex e Microsoft oferece curso gratuito de Tecnologia para mulheres. Veja como participar

Grupo Fleury sofre tentativa de ataque cibernético e tem partes de seu site comprometidas. Saiba mais

Hyundai anuncia aquisição da empresa de robótica Boston Dynamics, responsável pela criação do cão-robô Spot. Entenda

Totvs abre 300 vagas de emprego para diferentes áreas, sendo a maior parte destinada ao setor de Tecnologia da Informação. Saiba mais

Oportunidades de emprego na área de Tecnologia da Informação: RankMyApp abre vagas para diferentes cargos. Confira

Mark Zuckerberg avalia que realidade virtual se desenvolve 'mais rápido do que o previsto'. Veja