Códigos de programação
Dicas de Cursos Gratuitos

Confira 10 cursos gratuitos para aprender programação

4 Minutos de Leitura

As carreiras ligadas à área de Tecnologia da Informação (TI) se mostram cada vez mais promissoras, apesar das transformações no mercado de trabalho. Enquanto isso, todos os dias novas tecnologias surgem demandando dos profissionais do setor conhecimentos de programação e desenvolvimento de sistemas.

Os programadores podem trabalhar nos mais variados projetos, desde o desenvolvimento de aplicativos para celulares até sistemas operacionais de computador, por exemplo.

E uma das vantagens da profissão, é ter autonomia para trabalhar por conta própria ou em empresas. Há vagas para instituições ligadas à tecnologia ou não.

Atualmente, instituições de diversos setores demandam por serviços relacionados à programação, como bancos, indústrias e agências digitais, por exemplo. Porém, apesar da procura, existe um gap de profissionais qualificados no mercado.

No entanto, quem quer se inserir nesse mercado, pode aprender os conceitos básicos na internet. E o melhor! Há opções de cursos de graça. Confira uma lista com 10 cursos gratuitos para aprender programação, sem sair de casa.

VEJA TAMBÉM: Inteligência Artificial poderia ser mais bem explorada, diz pesquisa

Veja 10 cursos gratuitos para aprender programação

Lógica de programação

O curso “Lógica de Programação” é ideal para quem ainda não sabe não tem noções básicas de programação (clique aqui e confira o curso). Nele, os interessados poderão entender os primeiros passos por trás do desenvolvimento de programas.

A formação é oferecida pelo Senai. São 14 horas de aulas, onde o aluno vai entender os conceitos necessários para a construção de um algoritmo. O início é imediato. Entretanto, o estudante tem 20 dias disponíveis para concluir o curso, a partir da data de inscrição.

No entanto, para participar é preciso ter, no mínimo, 14 anos. Também são exigidos conhecimentos básicos de informática.

Conceitos básicos de Python

Para quem quer aprender os conceitos básicos da Ciência da Computação e a programar em Python, pode aproveitar o curso oferecido gratuitamente pela Coursera (clique aqui e confira o curso).

Não é esperado que os interessados tenham experiência prévia em programação para participar. Ou seja, qualquer um pode assistir às aulas.

O curso está em Português e tem duração de 33 horas. E mais: os alunos ainda têm direito a um certificado de conclusão.

TypeScript

No cursou, os interessados em aprender mais sobre o universo da programação podem ter acesso a um curso grátis de TypeScript (clique aqui e confira o curso). São oferecidas 31 aulas, que dos conceitos mais básicos ao intermediário.

Segundo descrito na página do curso, a ferramenta vêm se popularizando no mundo da programação. Além de ser interessante para os profissionais que utilizam o Java.

JavaScript

No Jornada do Dev, está disponível um curso completo de JavaScript, linguagem de programação para controlar o HTML e o CSS (clique aqui e confira o curso). São 36 aulas para quem que aprender mais sobre o assunto.

As aulas estão disponíveis em Português. Interessados com o nível básico podem participar. Ou seja, não é exigido conhecimento prévio para fazer o curso.

MyQSL

Também no Jornada do Dev está disponível gratuitamente um curso completo de MySQL (clique aqui e confira o curso). O sistema funciona como um gerenciador de banco de dados relacional de código aberto.

É utilizada no sistema a linguagem SQL. Em resumo, essa linguagem é usada para inserir, acessar e gerenciar os conteúdos armazenados em um banco de dados.

SQL

Quem não está familiarizado com a linguagem SLQ, pode fazer um curso específico para aprender esses conceitos (clique aqui e confira o curso). O curso está disponível no site da Prime Cursos.

Por meio dessa linguagem, os programadores conseguem elaborar comandos utilizados para buscar informações, criar ou alterar tabelas em um banco de dados. Além disso, conseguem adicionar registros, entre outras funções. A formação não exige conhecimento prévio e tem 35 horas de duração.

Linguagem C – fundamentos para lógica de programação

Quem quer aprender a desenvolver programas em C do zero, pode estudar no site da Udemy (clique aqui e confira o curso). Ou seja, o curso é indicado para iniciantes, não sendo preciso ter conhecimento prévio.

Apesar do participante não ter acesso a certificado de conclusão, os estudantes terão acesso a um suporte individual para tirar suas dúvidas. Também estão disponíveis questionários para reforçar os conhecimentos.

C++: orientação a objetos

Este curso, também disponível na Udemy e é voltado para quem deseja aprender a utilizar códigos para desenvolvimento de softwares em C++ (clique aqui e confira o curso). São cinco aulas para quem tem o nível iniciante.

Entretanto, diferentemente de outros concursos da lista, neste os participantes não recebem certificado de conclusão. Mas, ainda assim, a formação pode garantir bons aprendizados.

PHP

No School of Net, está disponível um curso com 18 aulas gratuitas sobre PHP (clique aqui e confira o curso). O curso é ideal para quem quer entender uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo. Portanto, o principal objetivo da formação é ensinar os primeiros passos nessa linguagem.

Para participar, é preciso ter conhecimento em HTML básico. Os participantes têm direito a um certificado com 10 aulas no fim do curso.

Arduíno

Na Prime Cursos, é oferecido um curso gratuito com conceitos básicos de Arduíno (clique aqui e confira o curso), plataforma de código livre composta por dois componentes: hardware e software.

São 20 horas de aulas disponíveis. Não é exigido nenhum requisito básico. No entanto, recomenda-se ter o nível médio completo.

[crp]


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias