Ciência

Coronavírus no Brasil: Empresa estuda App para auxiliar médicos em triagem por chamada de vídeo

2 Minutos de Leitura
Coronavírus no Brasil: Empresa estuda App para auxiliar médicos em triagem por chamada de vídeo

Diante da grave situação do Coronavírus no Brasil, a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a empresa Baruq Sistemas e Consultoria criaram um aplicativo de orientação e atendimento remoto para casos suspeitos.

A recomendação do Ministério da Saúde para pessoas que estão com sintomas de gripe e temem estar com Coronavírus é o isolamento domiciliar, sendo que a unidade de saúde deve ser procurada apenas em casos de falta de ar.

A medida é justamente para evitar aglomerações e não sobrecarregar os hospitais, aumentando o risco de contaminação por Coronavírus no Brasil.

A tecnologia está sendo criada pela Unidade EMBRAPII do Polo de Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF) e poderá ser utilizada gratuitamente pela população em versões Android e IOS.

Prefeituras de municípios do Rio de Janeiro e de outros estados já demonstraram interesse no app.

Como funciona o app

Com o aplicativo, a pessoa que apresenta sintomas de gripe responderá a um questionário de autoavaliação, caso o sistema identifique como caso suspeito para Covid-19, a encaminhará para uma chamada de vídeo com um profissional de saúde que irá tirar dúvidas e orientar como proceder.

O objetivo é evitar a automedicação e que as pessoas deixem suas casas desnecessariamente se expondo aos riscos de contágio. Na outra parte do sistema, os agentes de saúde cadastrados realizam os atendimentos de forma remota e por fila de priorização.

[+] Governo do Paraná anuncia que vai Produzir no Brasil vacina Russa contra Coronavírus. Saiba mais.

Projeto para combater o Coronavírus no Brasil

Com o objetivo de combater o Coronavírus no Brasil, o projeto foi criado e tem valor total aproximado de R$ 73 mil, sendo R$ 42 mil (57%) em recursos EMBRAPII.

Segundo Rogério Atem de Carvalho, diretor do Polo de Inovação do IFF, o projeto vai introduzir novas funcionalidades ao aplicativo, como dimensionamento de fila, sistema de gestão de call center, atendimento automatizado e um mapa de calor, que identifica, em tempo real, as áreas de maior nível de contaminação com base nos dados contabilizados no sistema.

“É uma ferramenta que vai potencializar a coordenação entre os sistemas de saúde públicos e a população em geral, melhorando a alocação dos recursos escassos, evitando o deslocamento e aglomeração de pessoas e empregando melhor o tempo dos profissionais de saúde”, afirma.

App estará disponível em breve

O aplicativo para auxiliar o combate ao Coronavírus no Brasil, cuja primeira versão já foi desenvolvida pela empresa, logo estará disponível para estados e municípios, devendo ser liberada em versões graduais em 30, 60 e 90 dias.

[+] Universidade Federal do Paraná (UFPR) trabalha no desenvolvimento de vacina contra a Covid-19


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

Nasa avança em preparativos para missão tripulada que levará a primeira mulher e pessoa não branca à lua. Confira

NASA estende operações da Estação Espacial até 2030. Saiba mais

Observatório Gemini: Brasil renova acordo internacional e garante acesso a telescópios até 2027

Nova missão da NASA com telescópio Webb pretende investigar a origem do universo. Veja

Nova missão da NASA é dedicada a estudar objetos misteriosos do espaço, como supernovas e buracos negros. Saiba mais

SpaceX garante mais três voos tripulados à estação espacial, em parceria com a NASA. Entenda

Projeto de realidade virtual (RV) é aplicado em pacientes de traumas e com sequelas da covid-19, em hospital público do Pará. Entenda

Após falha em banheiro, Astronautas da Space X precisarão usar fraldas em Missão Espacial. Entenda.

Mesmo com venda proibida pela Anvisa, consumo de cigarro eletrônico pode causar lesões sérias no pulmão. Entenda

Cientistas tentam descobrir se sinal de rádio vindo do centro da Via Láctea trata-se apenas de fenômeno desconhecido ou se é alguma civilização alienígena. Saiba mais

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *