Apple pretende vender computadores Mac com chip próprio
Notebooks e Desktops

Apple pretende vender computadores Mac com chip próprio

2 Minutos de Leitura
Apple pretende vender computadores Mac com chip próprio

A Apple planeja começar a vender computadores Mac com seus próprios processadores principais até o próximo ano, contando com projetos que ajudaram a popularizar o iPhone e o iPad, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. A informação foi confirmada pela Bloomberg.

A gigante de tecnologia de Cupertino, Califórnia, está trabalhando em três de seus próprios processadores Mac, conhecidos como sistemas em um chip, baseados no processador A14 no próximo iPhone .

O primeiro deles será muito mais rápido que os processadores do iPhone e iPad, disseram as pessoas.

Esta iniciativa de lançar computadores Mac com seu próprio chip no próximo ano, indica que, aos poucos, a empresa vendo fazendo a transição de linha de computadores Mac do atual fornecedor Intel Corp.

Macbooks com Chips de Iphone

Computadores Mac e Macbooks com chips de Iphone
Apple Macbook Pro.

A Apple parece estar investindo macissamente em novos chips. Em Março deste ano, a empresa informou que pode lançar seus próximos MacBooks com processadores ARM, que é a mesma arquitetura utilizada em chips de iPhone, a partir de 2021.

Na época, a informação foi dada pelo ex-executivo da empresa Jean-Louis Gassée. Confira a matéria completa CLICANDO AQUI.

Desafios para Apple

Fazer esses novos chips ARM detalhados por Gurman deve ser um esforço enorme e plurianual, mas tudo será inútil se o software não funcionar bem – ou nada – neles.

E mesmo assim, a verdade é que apenas transportar os macOS e os aplicativos da Apple para o ARM não é a parte mais difícil. A parte difícil é comunicar claramente aos usuários e desenvolvedores o que a mudança significará para eles – e fornecer ferramentas para lidar com isso.

Qual software funcionará, não funcionará e funcionará lentamente por emulação? O que os desenvolvedores precisam fazer para portar seus aplicativos? A portabilidade de um aplicativo para a ARM valerá o esforço e o custo?

[+] Apple apresenta nova geração do chip M2 criado especialmente para o Mac. Veja

Parceria na criação dos Chips dos computadores Mac

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. , parceira da Apple para processadores iPhone e iPad, construirá os novos chips Mac, segundo informou a Bloomberg.

Os componentes serão baseados em uma técnica de produção de 5 nanômetros, do mesmo tamanho que a Apple usará nos próximos iPhones e iPad Pros, disse uma das pessoas.

Além disso, a Apple está projetando mais chips próprios para obter maior controle sobre o desempenho de seus dispositivos e diferenciá-los dos rivais.

Fazer com que computadores Mac, iPhones e iPads executem a mesma tecnologia subjacente deve facilitar para a Apple unificar seu ecossistema de aplicativos e atualizar seus computadores com mais frequência.

A medida também reduziria a dependência da Intel, que tem lutado para manter os aumentos anuais no desempenho que uma vez ofereceu.

“Essas notícias têm implicações negativas de longo prazo para a Intel, alinhadas às nossas preocupações com a participação de mercado futura da Intel”, escreveu Brad Gastwirth, estrategista-chefe de tecnologia da Wedbush Securities, em nota aos investidores.

Arquitetura de Chips Arm

Nova arquiteturas de chips Arm em computadores Mac
Apple A13 Chip

Como a Qualcomm Inc. e o restante do setor de semicondutores móveis, a Apple projeta seus chips de smartphone com a tecnologia da Arm Inc. , de propriedade da SoftBank Group Corp.

Esses componentes geralmente usam menos energia do que as ofertas da Intel. Mas, nos últimos anos, os clientes da Arm tentaram fabricar processadores que também são mais poderosos.

A transição para os designs internos de processadores da Apple provavelmente começaria com um novo laptop, porque os primeiros chips Mac personalizados da empresa não serão capazes de rivalizar com o desempenho que a Intel oferece para os MacBook Pros, iMacs e computadores de mesa Mac Pro.

[+] Parallels Desktop 17,software de virtualização, permite uso de Windows 11 em dispositivos Mac. Entenda


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias