Entretenimento

Veja 5 séries sobre Hackers que todo Programador(a) deve assistir

4 Minutos de Leitura
Confira 5 filmes para você Programador(a) assistir

Programadores habilidosos são capazes de identificar falhas em sistemas operacionais e softwares, além de propor uma nova funcionalidade a partir disso. Esses são os famosos hackers. Embora a palavra seja atrelada a um significado negativo, o hacker não é necessariamente um criminoso.

Ao contrário, as habilidades dos hackers podem beneficiar os usuários se estes usarem suas descobertas para implementar melhorias. Ou seja, o modo como estes programadores vão usar seus conhecimentos está mais relacionado a sua índole, que suas habilidades técnicas.

Os hackers nada mais são que programadores com um conhecimento avançado sobre sua área. No entanto, o conceito também pode ser aplicado em outros setores da Ciência da computação.

Quem está aprendendo e quer chegar a esse nível de excelência, deve se dedicar aos estudos, por meio de cursos e livros. Inclusive, se você busca dicas de bons livros para programadores, confira esta lista.

Mas, há mecanismos para tornar esse processo de aprendizagem ainda mais dinâmico. Já pensou em aprender programação por meio de filmes e séries? Acredite! A experiência de hackers famosos podem te ensinar muito sobre esse universo.

Já preparamos uma lista com Cinco Filmes que todo Programador deve assistir (confira aqui!). Agora, listamos cinco séries, cuja temática aborda história sobre hackers e o universo da programação. Vamos à lista?

VEJA TAMBÉM: Entenda as principais dificuldades para aprender a programar

Mr. Robot

A primeira indicação dessa lista é Mr. Robot. A série estadunidense conta a história de Elliot Alderson, um engenheiro de cibersegurança e hacker, que sofre de transtorno de ansiedade e depressão. Rami Malek dá vida ao personagem principal.

Elliot é recrutado pelo líder de um grupo misterioso para destruir, justamente, a empresa onde ele atua como engenheiro de segurança e é pago para proteger.

A série aborda os conflitos que o programador enfrenta ao tentar resistir à tentação de usar suas habilidades para destruir os CEOs da multinacional que ele acreditar estar controlando o mundo.

Um dos pontos positivos da série, que foi aclamada pela crítica desde sua estreia, é o fato dela abordar questões reais, como segurança na internet e as influências de grandes corporações no mundo.

Além disso, os problemas pessoais do protagonista garantem reflexões sobre questões emocionais e sobre temas como frustrações, solidão e depressão.

A série tem quatro temporadas e soma 45 episódios. Quem quiser, pode acompanhar pela canal de televisão por assinatura Space ou na Amazon Prime.

Halt and Catch Fire

A série Halt and catch Fire é ambientada no início dos anos 80 e conta a história da evolução do computador pessoal. É nesse contexto que o executivo do ramo da informática Joe MacMillan, interpretado por LeePace, se junta a um engenheiro e a uma aluna prodígio para criar um produto totalmente novo.

Para programadores, é interessante poder acompanhar, por meio da série, o desenvolvimento de navegadores, sites de buscas, jogos de computadores, entre outros softwares.

A série traz esse conceito mais visionário, que se assemelha ao perfil dos hackers. Além disso, destaca a importância das mulheres para a evolução da indústria da informática na época.

A série tem quatro temporadas, com 10 episódios, cada. Os interessados em assistir essa história no canal de televisão por assinatura ACM TV Brasil ou na Globoplay.

Person of Interest (Pessoa de interesse)

Esta é mais uma série que destaca o lado positivo dos hackers. Harold Finch, interpretado por Michael Emerson, é um bilionário misterioso, e gênio da informática, que desenvolveu para o governo americano um programa de computador para ajudar no combate a ataques terroristas nos EUA.

Outra funcionalidade do programa desenvolvido por Finch é prever crimes violentos, até mesmo os considerados irrelevantes pelo governo.

O programa identifica a pessoa envolvida no crime e informa o número do Social Security Number (como o CPF brasileiro), mas não aponta se esse cidadão é a vítima ou o assassino. com a impossibilidade de controlar os crimes sozinho, finch convida um ex-agente da CIA para se juntar à equipe.

Certamente, um ponto positivo desta série é o modo como a tecnologia é aplicada para resolver problemas relacionados à segurança. A temática lança um novo olhar sobre como a programação pode desenvolver sistemas capazes de melhorar a qualidade de vida da população em diferentes áreas.

A série foi exibida no SBT, mas também no canal de televisão por assinatura Warner Chanel. Além disso, está disponível para assinantes da HBO GO.

[+] YouTube planeja lançar serviço de streaming próprio. Entenda

Altered Carbon

A série da Netflix apresenta um cenário futurístico, mas pode trazer insights positivos para os hackers. Baseada em um livro homônimo, a série se passa em um futuro onde o conceito de imortalidade se torna possível.

Os humanos podem encapsular sua consciência e trocar de corpo, sem morrer. O personagem principal da história, Takeshi Kovacs, acorda 250 anos após sua morte e inicia uma busca para desvendar um assassinato.

Apesar do enredo principal não focar no desenvolvimento de softwares, programas, ou em códigos, os principais elementos utilizados na jornada do personagem principal estão atrelados a conceitos de: inteligência artificial, realidade virtual e Big Data.

Por mais que esses assuntos já estejam em pauta nos dias atuais e diversas funcionalidades já sejam utilizadas usando como base essas tecnologias, a série traz um novo olhar sobre como elas podem impactar a vida humana no futuro. A série tem duas temporadas, que somam 18 episódios.

Dark Net

Para fechar a lista, a série documental Dark Net apresenta um lado mais sombrio do mundo cibernético.

A série tem como principal trama a Deep Web. Criada por Mati Kochavi, em 2016, a produção reúne histórias sobre o uso da inteligência artificial para criar robôs sexuais. Mecanismos de reconhecimento facial, bitcoin e segurança doméstica também podem ser afetados.

Na série é possível conhecer um pouco mais sobre um universo dentro da web pouco explorado pela maioria das pessoas. Além disso, demonstra como hackers podem utilizar seu alto conhecimento sobre programação e tecnologia para fazer qualquer coisa na internet, mesmo que não devam.

A série documental aborda temas polêmicos, como biohacking, sequestro cibernético, guerra digital e dependência de pornografia.

A produção tem duas temporadas, com oito episódios cada. Um tema diferente é apresentado em cada episódio.

E aí, o que achou da nossa super lista com hackers famosos em Séries de TV ? Deixe aqui sua opinião!

[+] Disney+ terá plano de assinatura com anúncio em dezembro nos EUA. Saiba mais


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias