Apple pretende vender computadores Mac com chip próprio
Notebooks e Desktops

Apple pode lançar MacBook com chip utilizado em iPhone

1 Minutos de Leitura

A Apple pode estar prestes a lançar seus próximos MacBooks com processadores ARM, que é a mesma arquitetura utilizada em chips de iPhone, a partir de 2021.

[+] Parallels Desktop 17,software de virtualização, permite uso de Windows 11 em dispositivos Mac. Entenda

A informação foi dada pelo ex-executivo da empresa Jean-Louis Gassée. Segundo ele, os chips ARM estarão em pé de igualdade, em desempenho, com os CISC x86, mas consumindo muito menos energia.

Esse rumor já vem sendo difundido há alguns meses. Os analistas vêm supondo que a empresa optaria por usar os chips da AMD, porém, os processadores ARM surgem como uma nova opção caso ela queira seguir o exemplo da Microsoft, que já lançou dispositivos com essas CPUs.

Ao perceber que os chips de arquitetura ARM da Ampere Computing já alcançam os processadores Intel em performance, a Apple está considerando que essas CPUs são as mais adequadas para equipar seus novos MacBooks.

[+] Em Marte, Perseverance da NASA usa processador PowerPC 750 de iMac original da Apple de 1998. Entenda

Gassée explica que um chip ARM topo de linha consome até 210W, enquanto um Intel Xeon, que equipa os notebooks da Apple, pode consumir até 400W.

De fato, a arquitetura ARM tem evoluído mais rapidamente que os processadores comuns de PC, ainda mais quando consideramos apenas os da Intel Mobile, que só chegaram aos 10 nanômetros ano passado, e ainda são fabricados com essa litografia em 2020.

Já a AMD, lançou chips móveis de 7 nanômetros neste ano, podendo chegar aos 5 nanômetros em 2021, significando mais potência e menor consumo de energia que os da geração atual.

Em paralelo à essas opções, de terceiros, a Apple produz seus próprios chips ARM para o iPhone e iPad, e pode aproveitar suas próprias soluções para equipar os MacBooks em 2021.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias