
Desde a captação dos clientes até o fechamento de vendas, passando por melhorias na gestão interna e aumento da produtividade, as soluções de Tecnologia da Informação (TI) vêm transformando o mundo dos negócios. No entanto, é preciso ter cuidado com os recursos alocados na TI para que o investimento não acabe se transformando em simples despesa ou, na pior das hipóteses, até em prejuízo.
Para ajudá-lo nessa tarefa, listamos aqui algumas dicas matadoras para sua empresa fazer uma redução de custos em TI responsável, que não prejudique sua infraestrutura tecnológica e, ao mesmo tempo, aumente sua lucratividade. Quer descobrir como isso é possível? Continue lendo!
1. Reveja suas licenças
Muitos dos recursos alocados em TI são usados para o pagamento de licenças de softwares — são antivírus, editores de textos e planilhas, programas de gerenciamento empresarial e assim por diante. Em geral, tudo isso demanda um custo anual para continuar funcionando. Mas você já parou para avaliar quais desses programas você realmente usa?
Se por acaso perceber que tem programas subutilizados, pare de usá-los! Também procure alternativas mais baratas ou até gratuitas para os softwares que você usa. Alguns programas (como editores de texto) possuem similares oferecidos por empresas de software aberto que são tão (ou até mais) eficientes quanto os tradicionais.
Continue na próxima página
Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas
Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)