Segurança Digital

Wacom’s estão compartilhando dados de uso de apps com o Google Analytics

2 Minutos de Leitura

Usuários podem interromper isso acessando as configurações no Wacom Desktop Center

Aparentemente a fabricante de tables criativos estava registrando o que você fazia enquanto os dispositivos estavam conectados
Foto: Reprodução | WCCFTech

Os tablets Wacom têm coletado dados sobre quais aplicativos os usuários abrem, e não está totalmente claro o que o Wacom está fazendo com eles. O engenheiro de software Robert Heaton disse que descobriu o comportamento depois de configurar seu tablet em seu novo laptop.

Quando Heaton precisou a aceitar a política de privacidade da Wacom, ele viu uma mensagem dizendo que “dados de uso agregado, informações de sessão técnica e informações sobre [seu] dispositivo de hardware” seriam compartilhadas com o Google Analytics. Heaton explicou em seu blog como ele criou um servidor proxy para o tipo de dados a Wacom estava coletando de seu computador e descobriu que ela estava gravando o nome de cada aplicativo que foi aberto.

[+] TikTok altera Diretrizes da Comunidade para proteger a integridade dos mais jovens. Saiba mais

Embora o Google Analytics seja amplamente utilizado por desenvolvedores e empresas para obter dados de clientes, não está claro por que a Wacom precisaria acessar quais aplicativos os usuários estão acessando. 

“O que requer mais explicação é por que a Wacom acha aceitável gravar cada vez que abro um novo aplicativo, incluindo o horário, uma sequência que presumivelmente me identifica exclusivamente e o nome do aplicativo.”

Robert Heaton, engenheiro de software 

Heaton observa que ele não foi o primeiro a descobrir a tal seção da política de privacidade da Wacom, já que um post no Reddit do ano passado destaca que a política de privacidade mudou começando com a atualização de driver 6.3.27. “Você deu sua permissão para isso enquanto instalava o driver, mas não quando estava comprando o tablet”, diz o post.

[+] Meta lança iniciativa para tornar opções de privacidade mais claras aos usuários. Veja

Os usuários podem optar por não aceitar a coleta de dados acessando as configurações no Wacom Desktop Center > clicando em “Mais” no canto superior direito > Configurações de Privacidade > e selecionando “Off” na caixa “Participe do Wacom Experience Program”.

O suporte da Wacom no Twitter contactou com Heaton para esclarecer que as informações estão sendo coletadas para “manter o computador seguro de aplicativos não baixados na loja de aplicativos”, embora isso não explique o porquê do tablet precisa coletar informações pessoais.

[+] Whatsapp volta atrás na suspensão de funções para usuários que não aceita os novos termos de privacidade. Entenda


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias