Técnica do Pomodoro: Aumente sua produtividade como Programador
Mercado de TI

Técnica do Pomodoro: Aumente sua produtividade como Programador

3 Minutos de Leitura

Trabalhar na frente de um computador e manter a concentração naquilo que você está – eu deveria estar – fazendo pode não ser uma tarefa fácil para grande parte dos programadores. Essa dificuldade em se manter focado é causada pelas inúmeras possibilidades que o aparelho, que deveria ser ferramenta de trabalho, dá.

[+] Profissionais apostam no setor de tecnologia para transição de carreira. Entenda

Resistir àquela olhadinha no feed da sua rede social favorita, ou ao acesso a sites de notícias, fofoca, vídeos, etc. é realmente difícil. Mas também pode atrapalhar o rendimento e o desempenho do profissional na tarefa que lhe é incumbida.

Imagina só um desenvolvedor que, em um só dia de trabalho, acessou um mesmo site de notícias mais de 50 vezes, quanto tempo ele deve ter perdido. Sem contar com quantas vezes ele checou a caixa de e-mail e o aplicativo de mensagens instantâneas. Esse desenvolvedor se parece com você?

[+] Abes lança plataforma para apoiar o desenvolvimento e recrutamento de profissionais de TI

Isso tudo pode afetar o seu desempenho, ainda mais se tratando de um trabalho que requer atenção e raciocínio lógico. Por falar em raciocínio: quem consegue manter uma linha de raciocínio por mais de 5 minutos, sem que uma notificação no celular o atrapalhe? São mensagens, e-mails, notificações de redes sociais, aquele aplicativo de delivery que te dá um cupom especial pro almoço, etc.

Mas então, o que fazer pra se manter concentrado no trabalho, pelo menos por um tempo razoável?

Uma Alternativa

Existem técnicas que podem te ajudar a manter o foco e a concentração. No entanto, isso vai depender muito da sua disciplina e determinação. Um exemplo de técnica que pode te ajudar muito a não se distrair com “besteiras” é a Pomodoro.

Pomodoro é uma técnica desenvolvida pelo estudante italiano Francesco Cirillo no final da década de 1980. O objetivo da técnica é ajudar a aumentar a produtividade e a melhorar o gerenciamento do tempo. E o nome dessa técnica vem da palavra italiana pomodoro que quer dizer tomate, fazendo referência ao reloginho geralmente usado na cozinha para marcar o tempo de cozimento.

Passo-a-Passo

A execução dessa técnica é bem simples e se dá em 7 passos:

  1. Escolher e listar as tarefas a serem executadas;
  2. Ajustar o cronômetro para o tempo desejado (geralmente 25 minutos);
  3. Escolher a tarefa inicial;
  4. Trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, anotá-la e voltar o foco imediatamente de volta à tarefa;
  5. Quando o alarme tocar, marcar um “x” na lista de tarefas;
  6. Se houver menos de 4 marcações, fazer uma pausa curta (3-5 minutos);
  7. Se houver quatro pomodoros marcado, fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos), zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1.

Aplicando ao desenvolvimento de software

Independente de como você trabalhe, seja homeoffice, numa empresa ou seja um freelancer, você muito provavelmente deve ter pelo menos uma ideia das atividades que precisa realizar hoje. O primeiro passo é colocar essa ideia no papel em forma de lista. Por exemplo:

[+] Mulheres e negros ainda são minoria entre executivos de TI, aponta pesquisa

  • Criar tabela no banco de dados;
  • Desenvolver formulário de cadastro (front-end);
  • Desenvolver o processo de salvamento de dados (back-end);
  • Testar;

O ideal é que cada ponto da sua lista seja uma atividade que possa ser realizada em um tempo não muito longo, de preferência 25 minutos. Em caso de atividades muito grandes, elas podem, e até devem, ser divididas em quantas forem necessárias.

O que fazer nas pausas?

As pausas são momentos para você relaxar, ir tomar um café, dar uma volta, esticar as pernas. Mas também podem ser usadas para checar a caixa de e-mails, ler e responder mensagens, acessar redes sociais, etc. A única coisa que você não pode fazer é desrespeitar os tempos de pausas, ou seja, continuar trabalhando. Mesmo que você esteja muito empolgado – que eu imagino que não é o caso, pois está lendo este texto  – você tem que usar os momentos de pausa para “refrescar as ideias”.

Algumas ferramentas

Existem uma série de sites e aplicativos que podem te ajudar a utilizar essa técnica. Existe um site, que eu geralmente uso que é o TomatoTimer. E também um aplicativo para Android, o TomatoPlanner.

Mas isso funciona mesmo?

Como disse antes, depende da sua disciplina e determinação. Se você não respeitar os tempos, não vai servir de nada. Se você não colocar o seu celular no modo “não perturbe”, e ficar olhando as notificações a cada 30 segundos, também não vai servir de nada.

Via: Clube dos Geeks.


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias