Porque você deve utilizar HTTPS em seu site. Confira 3 dicas - Programadores Brasil
Tutoriais para Segurança Digital

Porque você deve utilizar HTTPS em seu site. Confira 3 dicas

2 Mins read

HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é a versão segura do HTTP (Hyper Text Transfer Protocol), conhecido protocolo de transferência de dados no acesso a websites. Sendo assim, o HTTPS tem o papel de proteger e “esconder” todos os dados trafegados durante uma requisição HTTP. Além disso, o HTTPS criptografa a sessão do usuário com um certificado digital, utilizando o HTTP sobre camada de segurança utilizada pelos navegadores.

[+] Escola de Desenvolvimento Web promove aulas gratuitas para quem quer aprender a programar do zero. Saiba mais

Certificado SSL

Esta camada citada no parágrafo anterior é comumente conhecida por SSL (Secure Socket Layer). O SSL , do inglês Secure Socket Layer, por sua vez, é a tecnologia que criptografa sua conexão com um site. Ela é responsável, por exemplo, por impedir que pessoas má intencionadas possam interceptar seus dados e eventualmente roubá-los.

Por que utilizar o HTTPS ?

Meios seguros de transferência de dados usando o protocolo https na internet são extremamente indicados para efetuar transações online, como acessar um internet banking ou efeturar compras online. Logo, se você deseja criar um loja virtual ou um cliente para internet banking, por exemplo, muito provavelmente, você terá que implementar em seu site o certificado de segurança HTTPS.

Além do caso das famosas lojas virtuais, existem outros casos em que a utilização do HTTPS é imprescindível. Vejamos a seguir alguns destes motivos.

[+] [TUTORIAL] Veja 10 dicas para você que quer Fazer um Site

Proporcione segurança a seus usuários

O certificado SSL, através da criptografia aplicada em todos os dados trafegados, ajuda, por exemplo, a evitar ataques conhecidos como “homem do meio”, ou do inglês “man-in-the-middle”. Este ataque consiste em o atacante monitorar a comunicação entre dois usuários. Como os dados trafegados não são criptografados, o atacante terá visualização completa dos dados e, a qualquer momento, poderá modificá-los para realizar seu ataque.

Passe confiança a seus usuários

Com a rápida disseminação de informação que a internet proporciona, dificilmente seus usuários não terão conhecimento da “versão segura” de um site. Ainda que eles não possuam o conhecimento técnico para saber definir o que de fato é a “versão segura”, eles saberão da existência dela, principalmente quando a navegação em seu site envolver transações financeiras.

Além disso, com o objetivo de levar webmasters a instalação do certificado SSL, os navegadores mais utilizados do mercado vem exibindo um aviso nada discreto dizendo que “seu site não é seguro” para os usuários acessam suas páginas.

Esteja em primeiro nos resultados do Google

Como é sabido, mecanismos de busca como o Google utilizam um sistema de ranking para decidir em qual ordem exibir os resultados de uma busca efetuada. A cada minuto o algoritmo do Google exige que os sites literalmente batalhem pelos principais rankings de pesquisa. Mas o que acontece se houver um empate nos critérios de rankeamento?

[+] Escola de Desenvolvimento Web promove aulas gratuitas para quem quer aprender a programar do zero. Saiba mais

Geralmente, em caso de empate em todos os critérios de rankeamento, a utilização do protocolo HTTPS é um dos “critérios de desempate” para ter uma melhor posição nos resultados das buscas.

Quero instalar HTTPS no meu site

Diante dos motivos discutidos neste texto, provavelmente agora você está pensando: “Beleza… agora, como instalar o HTTPS em meu site?”.

Para facilitar o seu trabalho, nós do Programadores Brasil separamos alguns excelentes serviços de hospedagem que dão suporte para HTTPS.

Por hoje é só… Esperamos ter conseguido tirar suas eventuais dúvidas e explicar os 3 motivos de o porquê você deve utilizar o protocolo HTTPS em seu site.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *