O que é Mobile First?
Tutoriais para Engenharia de Software

O que é Mobile First?

2 Minutos de Leitura

Há alguns anos o uso de dispositivos portáteis vem crescendo e cada vez mais as pessoas estão acessando a internet através do celular. Vindo de uma época em que as aplicações web eram desenvolvidas apenas para computadores, a transição para disponibilizar essas aplicações em dispositivos portáteis ficou cada vez mais complicada, visto que a diferença no tamanho das telas pode trazer um problema ao desenvolvedor.

[+] Ford e SENAI CIMATEC oferecem 100 bolsas de estudo para formação na área de TI. Confira os detalhes

É muito mais fácil você expandir sua área e reorganizar seu layout do que ter que comprimir todo seu conteúdo para ser visível em telas menores. Em analogia, é muito mais confortável você se mudar para um apartamento maior do que sair do seu flat para morar em uma kitnet, o que você faria com seus móveis grandes num apartamento pequeno? Concordam?

O conceito de Mobile First parte do principio que o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento de aplicações web deve ser direcionado aos dispositivos móveis e em seguida para os desktops.

A técnica tem se popularizado cada vez mais entre os profissionais de marketing e tecnologia. Esse conceito foi elaborado por Luke Wroblewski em 2009 e em 2010 ele publicou um livro falando sobre a técnica e suas aplicações.

[+] Desenvolvedor Full Stack: Veja as vantagens

As aplicações web devem ter como principal objetivo a melhor experiência do usuário e quando projetamos para mobile devemos ser sucintos e fazer melhor aproveitamento  dos espaços disponíveis nas telas dos dispositivos móveis para auxiliar os usuários em suas tarefas.

Os projetos web de uma forma geral precisam aplicar o conceito de Mobile First para explorar seu potencial e facilitar, além de uma melhor experiência para os usuários, o uso da segunda tela pelos usuários. Segunda tela é um termo que se refere à um dispositivo adicional que permite o usuário interagir com o conteúdo.

Quando os websites são projetados com o conceito de Mobile First a interação dos usuários com suas interfaces além de ser facilitada é agradável quando a atenção é dividida com outras telas como a TV. O conceito e real uso do Mobile First precisa ir além dos aplicativos.

Gostou do texto? Veja o Linkedin do Ramon aqui. Sinta-se a vontade para deixar sua crítica, dúvida ou sugestão abaixo nos comentários.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias