O que é HTML e CSS ? Para que servem?
Linguagens de programação

[INICIANTES] O que é HTML e CSS ? Para que servem?

2 Minutos de Leitura
Introduction to HTML and CSS for Beginners – Hafiza Rabbia Shafiq

Você que trabalha com desenvolvimento web, certamente já ouviu falar sobre HTML e CSS. Estas duas tecnologias são imprescindíveis no desenvolvimento frontend da sua aplicação.

[+] Ford e SENAI CIMATEC oferecem 100 bolsas de estudo para formação na área de TI. Confira os detalhes

Nos últimos anos, o HTML e o CSS vem passando por atualizações constantes onde, a cada atualização, novos recursos são adicionados e o poder destas duas aumenta cada vez mais. Neste texto, explicaremos a você que está começando agora no Desenvolvimento WEB o que são as tecnologias HTML 5 e CSS 3.

O que é HTML e CSS…. e para que servem?

Antes de discutirmos o que é o HTML5 e o CSS3, é necessário entender o que vem antes deles, que é o HTML e o CSS, os objetos de estudo deste texto.

[+] Desenvolvedor Full Stack: Veja as vantagens

HTML

HTML é um acrônimo de HyperText Markup Language, e que em livre tradução significa linguagem de marcação de HiperTexto. Basicamente pode-se dizer que a mesma se trata de uma linguagem de marcação de texto, e que serve para que o navegador seja capaz de interpretar e assim estruture uma página web e exiba seu conteúdo na tela.

Como forma de marcar os elementos em sua página, o HTML utiliza o que conhecemos como tags. Cada tag no HTML possui a sua abertura e o seu fechamento. A regra geral para abertura e fechamento de tag no HTML é <tag> e </tag>, respectivamente.

CSS

O Cascading Style Sheets (CSS) é uma linguagem utilizada para definir a aparência de documentos que adotam para o seu desenvolvimento com linguagens de marcação, como é o caso do HTML.

Diante disso, o CSS pode ser definido como uma linguagem de formatação que, em conjunto com o HTML, funciona de forma a selecionar um elemento HTML de uma página web e realiza sua formatação. Basicamente, pode-se dizer que todo conteúdo visto em um site é HTML e todo o seu estilo visual é CSS.

HTML 5 e CSS 3

Sendo assim, pode-se explicar HTML 5 e CSS 3 como uma evolução das tecnologias discutidas anteriormente, e que surgiram de forma a padronizar o desenvolvimento web para que o mesmo fosse compatível com diversos tipos de dispositivos existentes no mercado.

Ambas tecnologias trazem consigo novas tags e estilos de formatação, como por exemplo suporte a arquivos de áudios e vídeos.

[+] Ford e SENAI CIMATEC oferecem 100 bolsas de estudo para formação na área de TI. Confira os detalhes


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias