Metodologia Ágil: O que é Kanban
Mercado de TI

Metodologia Ágil: O que é Kanban

2 Minutos de Leitura

Kanban pode ser traduzido do japonês como “sinal”, “aviso” ou “quadro de avisos”, e é usado como um método para indicar a “capacidade de trabalho disponível” na produção. Também relacionado à metodologia ágil, surgiu na japonesa Toyota, com o objetivo de ser usado como um método de agendamento de atividades para dizer o que produzir, quando produzir e quanto deve ser produzido.

[+] Metodologias ágeis: o que é Pair Programming?

Entre outros benefícios, ele ajuda a eliminar gargalos de produção, ao identificar os momentos em que o fluxo de trabalho fica mais lento, preparando toda a linha de produção para otimizar o fluxo como um todo ao entender os processos que compoem cada etapa dele.

Embora tenha sido criado por Taiichi Ohno, foi David J. Anderson o primeiro a usar este método para processos de trabalho de conhecimento, na área de desenvolvimento de softwares em 2004. Em 2010, ele escreveu o livro “Kanban: Successful Evolutionary Change for Your Technology Business”, que é considerado o guia mais compreensivo para usar o método em processos de trabalho de conhecimento.

[+] Metodologia Ágil: O que é o Extreme Programming (XP)

David sugere que o “Kanban não é uma metodologia do ciclo de vida do projeto, ou de gerenciamento de projetos em si. Ele exige que alguns processos de trabalho já estejam acontecendo, para então aplicar o método e seguir alterando e otimizando gradualmente os processos do fluxo de trabalho.“

O método Kanban busca causar mudanças evolutivas na sua gestão de forma não disruptiva. Ao implementar pequenas mudanças, ao invés de grandes mudanças, o risco da sua equipe apresentar resistências é menor. A abordagem evolutiva do método leva a pouca ou nenhuma resistência da sua equipe ou das partes interessadas.

O primeiro passo é criar o seu quadro Kanban para visualizar o fluxo de trabalho. Você precisará apenas de um quadro branco e alguns postites, caso deseje usar um quadro físico; ou você pode criar seu quadro usando ferramentas de gestão digitais como as oferecidas pelo Flowup.

Conceito de Fluxo

No coração do método Kanban está o conceito do “fluxo”. Isto quer dizer que todos os cards do seu quadro devem seguir pelo fluxo da forma mais fluida possível, sem grandes esperas ou obstáculos. Com esse objetivo, tudo o que interromper uma rotina fluida de trabalho deve ser examinado criticamente.

O Kanban tem diferentes técnicas, métricas e modelos, e, caso estes sejam aplicados continuamente na sua rotina de trabalho, podem levar a uma cultura de melhorias contínuas.

O conceito de fluxo de trabalho como algo que realmente deve fluir de forma contínua, sem obstáculos e esperas, é algo que irá aumentar drasticamente sua entrega de resultados, o ciclo de vida do seu projeto, e a qualidade dos produtos e serviços entregues; além de aumentar a velocidade que seus clientes e colaboradores lhe dão feedback do que está sendo concluído.

[+] Metodologias ágeis: o que é Pair Programming?

Como dito antes, começar a usar quadros Kanban é um trabalho em progresso. Você sempre poderá fazer ajustes em seus quadros para melhor representar seu fluxo de trabalho, este conteúdo apenas visa guiar você nessa jornada para ter os resultados desejados com a implementação do Kanban.

Via: Flowup.

[+] Metodologias ágeis: o que é Pair Programming?


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias