Política

Fim do DOC e TED: Tecnologia PIX chega para “universalizar” o dinheiro no Brasil

1 Minutos de Leitura
Pix chegará em novembro com a promessa de dinamizar movimentações financeiras no Brasil
Foto: Reprodução | Passageirodeprimeira

O Banco Central (BC) está anunciando nesta quarta-feira (19/02/2020) o sistema para pagamentos instantâneos PIX, que vai permitir transferências imediatas entre contas correntes de bancos diferentes com o uso de QR Code.

O serviço tem previsão para entrar em vigor em novembro e concorrerá diretamente com os pagamentos instantâneos com cripto moedas.

Algumas instituições estarão obrigadas a fornecer o novo serviço 

De acordo com as regras de participação para o serviço, aprovadas na semana passada e cuja circular será publicada no Diário Oficial de hoje (19/02/2020), algumas instituições estarão obrigadas a participar do PIX.

Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil contas de clientes ativos, contando aí contas de depósito à vista, contas de depósito de poupanças e contas de pagamentos pré-pagas.

De saída, o critério de obrigatoriedade já abrange 30 instituições, que são responsáveis por mais de 90% das contas transacionais do Brasil.

Definir um nome para o serviço já em fevereiro e incluir um critério de obrigatoriedade de participação, deixa claro o comprometimento do BC em lançar o PIX em novembro e torná-lo uma modalidade padrão para pagamentos logo no início de sua implantação.

RIP DOC e TED

O principal objetivo do BC oferecer pagamentos instantâneos, que serão concretizados em poucos segundos podendo ser feitos 24 horas por dia, sete dias por semana, sábados e domingos inclusos.

Com isso, o PIX substituirá as transferências bancárias por TED (Transferência Eletrônica Disponível ) e DOC (Documento de Ordem de Crédito) e débitos por transações entre pessoas.

A fase final dos testes do PIX será lançada no dia 3 de novembro e o serviço vai entrar em funcionamento pleno já a partir do dia 16 do mesmo mês, contando com suporte para transferências com uso de chave de endereçamento e pagamentos com leitura de QR Code estático ou dinâmico.

[crp]


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias