Política

Anatel aprova esboço do processo de licitação do 5G

1 Minutos de Leitura

Aprovada com unanimidade, definições serão enviadas para consulta pública antes da análise do Tribunal de Contas da União

Anatel aprova Prévia do edital e 5G brasileiro começa tomar forma
Foto: Reprodução | TechMundo

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou final da semana passada para a proposta dos conselheiros para o edital do leilão do 5G brasileiro.

[+] MCom projeta que tecnologia 5G gere mais de R$ 88 bilhões no comércio brasileiro até 2035

Moisés Queiroz Moreira, conselheiro que havia pedido vistas no mês de novembro, apresentou um relatório que foi aprovado por unanimemente, que pôe o início da licitação para 2021. 

O conselheiro Moreira adicionou 100 MHz adicionais na faixa de 3,5 GHz, aumentando o espectro de 300 MHz para 400 MHz. Também sugeriu deixar para consulta pública a definição sobre qual processo será usado para mitigar as interferências entre o 5G e sinais de antenas parabólicas. Atualmente, existem duas opções: ou usar filtros nas antenas, ou transferir os canais para outra banda. 

[+] Cisco anuncia lançamento de 5G privado para empresas

Tanto operadoras de telefonia como emissoras de TV vêm discutindo o caminho do uso de filtros parece ter o melhor custo-benefício. A opção, já apresentada por um estudo formal conduzido pelo CPqD (Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento), já recebeu aprovação do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), que sinalizou para a Anatel definir a melhor solução. 

Após publicado, o edital ficará aberto para consulta pública por 45 dias e após a análise das contribuições, volta a ser escrutinado pela Anatel. Com os termos definidos, o documento será levado para avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O próximo padrão de conexão para smartphones, wi-fi e objetos que funcionem via Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), a implementação do 5G é aguardada com ansiedade por boa parte do mercado, que acredita que seu uso potencializará diversos negócios.

Caso o cronograma apresentado pelo conselheiro seja cumprido de acordo com o esperado, é provável que a licitação aconteça no início de 2021. 

VIA: computerworld.com.br

[+] MCom projeta que tecnologia 5G gere mais de R$ 88 bilhões no comércio brasileiro até 2035


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias