Curiosidades

Programadora brasileira cria aplicativo auxílio de prevenção a suicídios

2 Minutos de Leitura

“Usar o meu conhecimento em prol de ajudar as pessoas me faz sentir útil”

O que fazer quando você sabe uma linguagem de programação e tem muitas ideias inovadoras? Construir um software e criar a sua empresa, obtendo muito lucro financeiro? Quem sabe utilizar seus conhecimentos para criar um software que ajudará a salvar a vida de milhares pessoas?

[+] Conheça a NeuroUP, startup que usa gamificação e neurotecnologia para tratamentos fisoterapeuticos

Esta última foi a opção escolhida por Aline Bezzoco, desenvolvedora de sistemas de 29 anos. Aline trabalha com as tecnologias chamadas “frontend”, principalmente focadas para o desenvolvimento de websites.

Como surgiu a ideia

Aline conta, com exclusividade ao Programadores Brasil, que a ideia do aplicativo “Tá tudo bem?” surgiu no final do mês Agosto de 2017, após ela ouvir comentários preconceituosos de uma pessoa conhecida, que tinha uma amiga que tentou se matar.

“Inicialmente era para ser um aplicativo mais informativo com o objetivo de desmistificar e quebrar tabus a respeito do suicídio, como ajudar e identificar comportamentos suicidas, pois muitos ainda possuem ideias distorcidas sobre o tema por não ser um assunto muito discutido na mídia.”, conta Aline ao Programadores Brasil.

Tempos depois do aplicativo publicado, Aline foi obtendo novas ideias e pediu auxílio de sua psicóloga para acurar o conteúdo publicado no aplicativo. A profissional atuou na supervisão deste conteúdo a fim de trazer mais credibilidade ao projeto.

[+] Uso de tecnologia na área da saúde ganhará destaque durante a CES 2022. Saiba mais

Doações viabilizaram a publicação do aplicativo

Devido aos altos custos exigidos por uma publicação de um aplicativo, Aline precisou de recursos financeiros para a viabilização deste projeto. Ela conseguiu custear a publicação na loja Play Store, do Android, porém, para a Apple Store, o valor era mais alto e ela precisou de suporte. O app só foi publicado na Apple Store graças às doações.

“Para publicar na Apple Store precisei sim, pois pagar 99 dólares ao ano é bem puxado. No Google Play tirei do meu bolso porque só precisava pagar 25 dólares e nada mais (e em 2017 o dólar estava um pouco mais baixo do que agora)”, explica Aline.

[+] Conheça a NeuroUP, startup que usa gamificação e neurotecnologia para tratamentos fisoterapeuticos

Baixe o app

O “Tá tudo bem?” está disponível para as plataformas Android e iOS de forma gratuita. Você pode realizar o download do aplicativo para iOS CLICANDO AQUI ou para Android CLICANDO AQUI.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias