Curiosidades da Google

Chrome 80 planeja deixar pedidos de notificações menos invasivos

1 Minutos de Leitura
Foto: reprodução | technoblog

A publicação do Google diz que, embora as notificações sejam “um recurso essencial para uma ampla variedade de aplicativos”, o pop-up de permissão do Chrome também é “uma reclamação comum” entre os usuários que “interrompem o fluxo de trabalho do usuário e resultam em uma má experiência do usuário “. Para solucionar essas reclamações, o Chrome 80 apresentará uma interface de usuário de notificação mais discreta. Curiosamente, a Mozilla anunciou basicamente as mesmas alterações no Firefox recentemente.

A interface do usuário mais discreta bloqueará as notificações por padrão, em vez de gerar pop-ups desagradáveis perguntando se os usuários desejam ou não permitir notificações. Na área de trabalho, uma mensagem aparece na barra de endereço dizendo “Notificações bloqueadas” e clicar no ícone de campainha adjacente permitirá que o usuário ative as notificações. No celular, ainda existe um pop-up, mas é menos invasivo do que antes, sendo reduzido a uma única barra em vez de pop-up no meio da tela.

A interface do usuário de notificação atual do Chrome foi criada quando o recurso de notificação primeiro apareceu. Quando praticamente zero sites a suportavam ainda, o pop-up não era grande coisa. Agora, quando vários sites suportam notificações e o pop-up passou a ser muito irritante.

[+] Versão 100 do Chrome ganha novas atualizações focadas na segurança digital dos usuários

Também não está alinhado com o modo como as pessoas usam a Web. Aposto que o usuário médio da Web visitará milhares de sites, mas provavelmente há apenas alguns sites, quando muito, dos quais eles gostariam de receber notificações. Permitir que todos os sites façam spam com um pop-up de permissões não faz sentido e contraproducente.

Felizmente, veremos essa interface do usuário passar para os outros pop-ups de permissões. O Google admite que é irritante quando o Chrome gera uma mensagem pop-up, mas a mesma interface aparece quando os sites solicitam acesso à localização, microfone ou câmera também. Um conselho à equipe do Chrome:

“não cubra jamais o conteúdo do site com sua interface do usuário” – mantém-se a interface do usuário do Chrome na área da interface do usuário, onde ela pode ser ignorada, se desejado.

[+] Microsoft afirma que Edge é superior ao Google Chrome. Confira


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias