Acessórios em GeralCuriosidades da Google

12 de maio pode ser anunciado o Android 11. O que há por vir?

2 Minutos de Leitura

As datas em que ocorrerá a Google I/O 2020 e quando chegará o Android 11 foram anunciadas. Novidades e mais estabilidade são esperadas

Google I/O 2020 já tem data para acontecer
Foto: Reprodução | Google

Google acaba de confirmar sua conferência anual para desenvolvedores, a Google I/O. Ela  ocorrerá esse ano entre os dias 12 e 14 de maio. Tradicionalmente é neste evento que a gigante das buscas apresenta novos serviços, produtos de software e também, novas versões do Android.

Sabendo que o Android 11 chegará por volta de maio desse ano, podemos esperar que as versões de teste para desenvolvedores (beta) sejam lançadas algumas semanas antes. Como de costume, quem tem algum dispositivo da linha Pixel ou alguns outros modelos selecionados deverá ter a chance de testar a prévia do sistema.

[+] Meta: organizações brasileiras ajudam na construção de um metaverso responsável

Android 11: o que esperar da nova versão?

Não há muitas informações sobre quais mudanças o Android 11 apresentará. No entanto, sabemos que o update não trará muitas alterações no visual do sistema, visto que mudanças dessa magnitude sempre são precedidas de testes extensos e, consequentemente, vazamentos. Em suma, se o Android 11 fosse mudar tanto em design, já teríamos visto ou ouvido algo sobre nesse ponto.

Tal qual o Android 10, espera-se que a nova versão tenha novidades mais incrementais que aprimore performance, segurança e usabilidade de sistema. Dentre os recursos mais aguardados estão um sistema nativo de compartilhamento de arquivos (algo como o AirDrop, do iOS); uma função nativa para gravação de tela, algo que inexplicavelmente o Android ainda não tem, e melhorias no tema escuro.

Além disso é provável que tenhamos avanços nas funções de bem estar digital, gerenciamento de energia e recursos de segurança. Pelo menos nestes últimos dois pontos, as versões mais recentes do Android sempre trazem novidades, mesmo que mínimas.

Outro recurso no qual se faz apostas e deve ganhar forma no Android 11, é um sistema de notificações em bolhas, que permitiria aos aplicativos de conversa como Whatsapp, Telegram e outros, funcionar de maneira similar aos chats Facebook Messenger. Ao receber uma notificação de uma conversa, ela apareceria como uma bolha, e não seria necessário carregar a interface toda app inteiro para uma única mensagem.

[+] Sesc RJ usa programa de aprendizagem baseada em jogos da Microsoft para ensinar biomas brasileiros

Atualmente, o Android já suporta notificações em bolha, o que se espera é que o sistema consiga transformar todas as notificações, principalmente as de conversas, em bolhas. Assim o usuário poderia respondê-las sobre outro app.

[+] Paradigma de programação: saiba o que é e quais são os mais importantes


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


1 comentário

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias