nikola_tre
Ciência

Primeiro caminhão elétrico nasce de parceria da Iveco com startup americana

1 Minutos de Leitura

Novo Modelo sairá para o mercado europeu, empresas dizem que a demanda está acima da produção. Com versões elétrica e de células de hidrogênio, veículo pode rodar até 966 quilômetros com uma carga de bateria.

Novo modelo de caminhão sem motor de combustão é anunciado por startup americana com parceria da Iveco
Foto: trucao.com.br

A Iveco, marca caminhões da montadora CNH Industrial, lançou nesta terça-feira (3/12/2019) seu primeiro veículo elétrico: Nikola Tre, construído em parceria com a Nikola Motor, uma startup norte-americana.

O caminhão será produzido para o mercado europeu sob acordo firmado entre os dois grupos em setembro e deve impulsionar a Iveco, a menor das montadoras tradicionais de caminhões da Europa, compete com nomes como Volkswagen, Daimler e Volvo Group.

“Apenas três meses depois de assinarmos nossa parceria, conseguimos entregar esse protótipo, imagine o que faremos nos próximos três anos”

Trevor Milton, fundador e presidente-executivo da Nikola.

Ele disse que os pedidos para o Nikola Tre já estariam excedendo a capacidade de produção atual. “Estaremos sem estoque por anos”, disse ele na apresentação oficial do caminhão.

[+] Theia, femtech com foco na mulher gestante, fatura aporte de R$30 milhões

O caminhão será comercializado em versão elétrica e de células de hidrogênio, com um alcance de até 966 quilômetros por carga completa de bateria. Espera-se que as entregas da versão elétrica aos clientes comece já em 2021 e do com modelo de células de hidrogênio em 2023.

Segundo o contrato, a CNH assumiu uma participação de US$ 250 milhões (mais de 1milhão de reais) na Nikola – composta de 100 milhões em dinheiro e 150 milhões em serviços, fornecendo à empresa norte-americana escala e capacidade de fabricação de suas tecnologias.

O presidente-executivo da CNH, Hubertus Muhlhauser,não revelou o impacto financeiro estimado da parceria, mas acrescentou que antes da assinatura do contrato a empresa havia estabelecido uma meta conservadora de crescimento anual médio de 1% nos próximos cinco anos para os negócios de caminhões.

“Agora acreditamos que podemos facilmente atingir essa meta, apesar de ser um mercado volátil e difícil”

Hubertus Muhlhauser, presidente-executivo da CNH

[+] Stark Bank: conheça a startup brasileira que faturou aporte de Jeff Bezos


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias