O Motorola Razr evita os piores erros de telefone dobrável da Samsung
Celulares e Smartphones

O Motorola Razr evita os piores erros de telefone dobrável da Samsung

4 Minutos de Leitura

Todavia, faz seus próprios.

Apesar de não ser o primeiro o Razr é um dobrável melhor.

Na semana passada, a Motorola anunciou o novo telefone Razr, que é um dispositivo dobrável muito vazado que se parece exatamente com uma versão mais antiga do clássico Razr. Ele tem uma tela OLED dobrável 

Não parece haver nenhum vinco visível (ou até sensível!) Na tela, a Motorola diz que é bastante durável e o telefone se dobra literalmente. É tudo o que o Samsung Galaxy Fold não é.

Parece que a Motorola evitou os principais erros que a Samsung fez com o Galaxy Fold.

[+] Paradigma de programação: saiba o que é e quais são os mais importantes

Isso não quer dizer que a Motorola não esteja cometendo seus próprios erros, é verdade.

Ele possui um processador lento, o que potencialmente não é um grande problema.

Esse processador foi escolhido por economia de bateria, o que levanta preocupação com a vida da bateria.

A Motorola não possui um excelente histórico de câmeras e isso provavelmente não vai mudar agora

[+] Sesc RJ usa programa de aprendizagem baseada em jogos da Microsoft para ensinar biomas brasileiros

Custa 1.499 dólares.

É exclusivo da Verizon.

É exclusivo da Verizon e usa um eSIM e, portanto, tem uma boa chance de ter bloqueio, o que significa que, em vez de nos libertar do julgo das operadoras, o eSIM está sendo pervertido para criar mais dependência das operadoras e por fim, a Motorola pode estar exageradamente confiante quanto à durabilidade dessa tela.

Essa é uma longa lista de possíveis erros! Mas observe que, de todos eles, apenas um tem qualquer semelhança com todos os erros que a Samsung cometeu – é caro. Isso, sem dúvida, não é um erro se você olhar para este telefone nesse contexto – ele está posicionado e comercializado como algo raro e exclusivo.

[+] Meta: organizações brasileiras ajudam na construção de um metaverso responsável

Na verdade, esse foi o primeiro erro que a Samsung cometeu com o Galaxy Fold. O anúncio foi anunciado em um grande palco, como qualquer outro smartphone da década passada, o que implicitamente significava que poderia ser de qualquer um. O único sinal de que o Galaxy Fold não era um tipo de smartphone que chame mais atenção que qualquer outro smartphone era o preço.

A Motorola, por outro lado, está lançando uma festa em Los Angeles, em vez de uma transmissão ao vivo assistida por milhares de amantes de gadgets. A atração principal era Diplo e não um executivo de tecnologia.

Além disso, é o Razr. Antes que o telefone se tornasse onipresente, ele era absolutamente lançado como um símbolo de status raro – e bastante caro para a época. Está negociando com nostalgia, sim, mas parte dessa nostalgia foi como o Razr já foi muito mais extravagante do que outros telefones.

Mas depois que o primeiro Galaxy Fold quebrou e o segundo desapontou, é lamentável que a Motorola aparentemente tenha conseguido o que a Samsung não conseguiu: criou um telefone dobrável que fica completamente plano e sem vinco visível. A Motorola – a empresa que fabrica smartphones esquecíveis de médio porte a cada dois meses como um relógio nos últimos anos – venceu a Samsung, a empresa que está no do da borda da tecnologia de smartphones desde antes de a Apple estar no mercado. 

[+] Meta: organizações brasileiras ajudam na construção de um metaverso responsável

A Motorola mostrou o gráfico da dobradiça:

O Motorola tem três placas de aço que estão em contato quase constante com a dobradiça. Há muito menos oportunidade para uma lacuna que sente embaixo da tela – o tipo de lacuna que também permitiria a destruição de detritos na tela.

Mas o que permite ao Razr fechar completamente sem uma brecha interna é ainda mais impressionante. 

A dobradiça foi projetada especificamente para criar espaço dentro de si quando fechada, para que a tela possa formar uma forma de “lágrima” dentro dela. Você não pode obter um raio muito apertado em uma tela OLED dobrável, mas a Motorola descobriu como acomodar isso de maneira muito mais elegante do que a Samsung.

Uma nota de cautela: aparentemente, ao fechar a tela, não faz exatamente isso meio que levanta os pratos quando fecha, como Mike Murphy twittou:

Ainda assim, aposto que seria muito difícil conseguir essa dobradiça interna em forma de lágrima no Fold, pois era um telefone dobrado como um livro para formar um tablet. O Razr, por outro lado, dobra-se verticalmente

Esse é o maior erro da Samsung e a Motorola o evitara: A Motorola escolheu uma série de problemas mais facilmente resolvidos no caminho para a fabricação do produto final. Só preciso acreditar que a dobra do Razr é um desafio de engenharia mais fácil de resolver, simplesmente porque há menos tela que precisa ser dobrada.

[+] Sesc RJ usa programa de aprendizagem baseada em jogos da Microsoft para ensinar biomas brasileiros

Todos esses erros evitados resultarão em um produto de sucesso? Qualquer uma dessas coisas poderia afundar o Razr – ou poderia ser algo completamente diferente. Vamos aguardar o lançamento em janeiro de 2020 pra saber.

O Galaxy Fold da Samsung foi o resultado de arrogância e desejo desesperado de dar nova vida a um ecossistema de smartphones de topo. A Samsung estabeleceu uma batalha de engenharia quase impossível para si mesma, por isso não é uma surpresa que ela não possa se aproveitar da ocasião.

O Motorola Razr também está tentando literalmente ressuscitar a Motorola como uma marca de celular antiga e amada. Mas, como a Motorola escolheu lutar a batalha de engenharia certa, ela tem uma chance muito maior de vencer.

[+] Sesc RJ usa programa de aprendizagem baseada em jogos da Microsoft para ensinar biomas brasileiros


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias