Facebook se envolve em novo incidente com vazamento de dados. Entenda
Facebook / Meta

Facebook se envolve em novo incidente com vazamento de dados. Entenda

2 Minutos de Leitura

O Facebook revelou mais um incidente de segurança hoje, admitindo que cerca de 100 desenvolvedores de aplicativos podem ter acessado indevidamente os dados de seus usuários em determinados grupos do Facebook, incluindo seus nomes e fotos de perfil.

Em um post publicado na terça-feira, o Facebook disse que os desenvolvedores de aplicativos que acessam essas informações de forma não autorizada são principalmente aplicativos de gerenciamento de mídia social e streaming de vídeo que permitem que os administradores do grupo gerenciem seus grupos com mais eficiência e ajudem os membros a compartilhar vídeos com os grupos, respectivamente.

[+] TikTok altera Diretrizes da Comunidade para proteger a integridade dos mais jovens. Saiba mais

Para quem não sabe, o Facebook fez algumas alterações na API de grupo em abril de 2018, um mês após a revelação do escândalo da Cambridge Analytics, limitando os aplicativos integrados a um grupo para acessar apenas informações, como o nome do grupo, o número de membros e os conteúdo das postagens.

Para ter acesso a informações adicionais, como nomes e imagens de perfil dos membros, relacionadas às atividades do grupo, os membros do grupo precisariam estar acordar por explícito.

No entanto, aparentemente, o Facebook falhou de novo em proteger as informações dos usuários, apesar da empresa ter alterado seus parâmetros de acesso à API de grupo em abril de 2018.

[+] Meta lança iniciativa para tornar opções de privacidade mais claras aos usuários. Veja

Em uma análise em andamento, O Facebook afirma que descobriu que alguns desenvolvedores de aplicativos mantinham a capacidade de acessar as informações dos membros de grupos a partir da API de grupo por mais tempo do que o pretendido.

Embora o Facebook não tenha divulgado o número total de usuários afetados ou se mais dados além de nomes e fotos de perfil estão englobados nestes acessos, a empresa garantiu aos usuários que todo o acesso não autorizado aos dados parou e que não há evidências de abuso:

Facebook:

“Embora não tenhamos visto evidências de abuso, pediremos que excluam os dados de membros que possam ter sido retidos e faremos auditorias para confirmar que foram excluídos”

O Facebook também acredita que o número de desenvolvedores de aplicativos que realmente acessaram esses dados é menor e caiu com o tempo, pois afirma que cerca de 100 desenvolvedores de aplicativos mantêm o acesso aos dados do usuário por meio da API de grupo nos últimos 18 meses: “pelo menos 11 parceiros acessaram informações dos membros do grupo nos últimos 60 dias.”

Em julho, o Facebook pagou multa de US $ 5 bilhões como um acordo com a Federal Trade Commission (FTC) pelo vazamento da Cambridge Analytica e também assinou um acordo de 20 anos com a FTC, que impõe novas diretrizes sobre como mídias sociais lidam privacidade de seus usuários e seus dados.

Facebook:

“A nova estrutura sob o acordo da FTC significa mais responsabilidade e transparência na maneira como construímos e mantemos produtos”

E continua:

“Enquanto continuamos a trabalhar nesse processo, esperamos encontrar mais exemplos de onde podemos melhorar, seja através de nossos produtos ou alterando a maneira como os dados são acessados. Estamos comprometidos com esse trabalho e apoiando as pessoas em nossa plataforma”.

Conforme reportado aqui no Programadores Brasil, o Facebook processou a empresa israelense de vigilância móvel NSO Group no final do mês passado por seu envolvimento com hackers de usuários do WhatsApp, incluindo diplomatas, funcionários do governo, ativistas de direitos humanos e jornalistas, usando um conhecido spyware chamado Pegasus, criado pela NSO.

[+] TikTok altera Diretrizes da Comunidade para proteger a integridade dos mais jovens. Saiba mais


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias